Tecpar apoia projeto de atleta que levará tecnologia automotiva às escolas 15/07/2024 - 14:26

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai apoiar um projeto que levará conhecimentos sobre tecnologia automotiva para alunos de escolas públicas e privadas no Paraná. Nesta segunda-feira (15), o Instituto firmou um protocolo de intenções com a piloto curitibana Kattlyn Marry Magno, mais conhecida como Kaká Magno, que é a idealizadora da iniciativa. 

A esportista foi recebida no câmpus CIC do Tecpar pelo diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss e pelo diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais do Tecpar, Lindolfo Luiz Junior. "O objetivo da parceria é oferecer apoio técnico ao projeto desenvolvido pela atleta, que prevê ações de incentivo ao esporte nas escolas públicas e privadas por meio de palestras motivacionais e instalação de simuladores de automobilismo virtual para a divulgação do esporte", explicou o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss. 

Kaká pretende realizar visitas às escolas para apresentar o mundo do automobilismo às crianças e adolescentes. O apoio ao projeto está alinhado ao objetivo do Tecpar de colaborar com a execução de políticas públicas por meio do desenvolvimento tecnológico.

História – Uma das poucas mulheres no automobilismo, aos 35 anos, Kaká também vai compartilhar com os alunos sua história de superação em diversos aspectos. Além de se destacar em um esporte predominantemente masculino, ela também conseguiu superar barreiras sociais, já que nasceu e cresceu em uma família sem muitos recursos financeiros, e conseguiu se inserir em um esporte considerado de alto custo.   

“Qualquer criança, qualquer pessoa pode chegar aonde quiser. Independente da classe social. Eu nunca tive dinheiro, minha família também nunca teve dinheiro. Hoje eu estou com 15 anos de automobilismo, hoje eu estou correndo no segundo ano na Stock Car”, afirma Kaká.    

Ainda criança, ela começou a gostar de automobilismo por influência da família, assistindo às corridas de Fórmula de Ayrton Senna na TV, e sempre acompanhava pequena o avô, que era preparador de kart. Atualmente a esportista está em seu segundo ano na Stock Series, categoria de acesso à Stock Car Pro Series.

Por duas vezes Kaká foi selecionada para representar o Brasil em uma competição internacional. Em 2013, ela foi escolhida por Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial da F1, para representar o Brasil em um programa da FIA em conjunto com a Volkswagen, com o Scirocco R-Cup, na Alemanha.

No ano passado, a atleta foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Curitiba (CVC) pelo seu destaque no automobilismo.

Com experiência em diferentes campeonatos, como a antiga F-4 Sul-Americana, Fórmula Inter, Wolf Racing Cars, ela foi a única mulher brasileira a participar da segunda edição do FIA Motorsport Games, evento conhecido como a “olimpíada do automobilismo”, criado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

GALERIA DE IMAGENS