Tecpar apoia empresas em ações de conservação do meio ambiente 22/05/2024 - 08:22
Nesta quarta-feira, 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, para alertar a população mundial sobre a importância da conservação da diversidade biológica. No Brasil, empresas que buscam minimizar os impactos de suas atividades sobre o meio ambiente contam com o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para desenvolver ações sustentáveis.
Desde 2012, o Tecpar é credenciado para realizar auditorias no processo de obtenção da Certificação LIFE, reconhecimento concedido pelo Instituto LIFE a organizações comprometidas com a biodiversidade. A iniciativa é voltada para empresas que promovem ações voluntárias e efetivas de conservação do meio ambiente, contribuindo para a manutenção de áreas naturais, processos ecológicos e serviços ecossistêmicos.
“A Certificação Life é um processo voluntário, no qual o Tecpar atua como organismo certificador independente. A proposta é avaliar os impactos da organização à biodiversidade, e propor ações para a mitigação ou compensação destes impactos”, afirma o gerente do Tecpar Certificação, Fábio Corrales.
A diretora executiva do Instituto LIFE, Regiane Borsato, avalia de forma muito positiva esta parceria de mais de uma década com o Tecpar, que atua como órgão certificador independente. “Estabelecida desde a criação do Instituto LIFE, esta parceria foi estratégica para nossa evolução. Graças a ela, a metodologia pôde ser testada e aprimorada durante as auditorias-piloto de avaliação das empresas, e durante toda a fase de desenvolvimento, teste e maturação da ferramenta e dos processos”, destaca.
METODOLOGIA – A metodologia da Certificação LIFE possui requisitos técnicos que abrangem a gestão ambiental corporativa e ações efetivas de conservação da biodiversidade. É adaptável a empresas de qualquer porte ou setor, e a todos os setores da economia.
A gestão ambiental e os impactos da organização à biodiversidade são avaliados por meio de um sistema de pontuação. O objetivo é propor uma quantidade mínima de ações de conservação que deverão ser realizadas para obter a certificação. Todas as ações adotadas pela empresa para redução de impactos ambientais são registradas em um sistema informatizado.
Para o cálculo do impacto são considerados aspectos como a geração de resíduos, emissões de gases de efeito estufa, consumo de água, uso de energia e ocupação da área. A hierarquia de gestão de impactos obedece às seguintes etapas: evitar, reduzir, mitigar, recuperar e compensar.
CERTIFICAÇÃO – Após a implantação das diretrizes estabelecidas, os auditores verificam se todos os requisitos para obtenção da certificação foram atendidos. Se a organização atender aos Indicadores LIFE de gestão e suas ações de conservação atingirem o desempenho mínimo para compensar a pressão exercida pela empresa, o Tecpar concede oficialmente a Certificação LIFE. O documento tem validade de cinco anos, com auditorias anuais de acompanhamento.
Atualmente seis organizações brasileiras possuem a Certificação LIFE concedida pelo Tecpar. São elas: Gaia, Silva, Gaede & Associados, certificada há 10 anos; C-Pack Creative Packaging, de Santa Catarina; Grupo Boticário; Itaipu Binacional; Posigraf; e JTI Processadora de Tabaco, primeira empresa do setor do agronegócio a obter a certificação.
BENEFÍCIOS – Além de contribuir para a preservação da biodiversidade, a Certificação LIFE é um diferencial competitivo importante para as empresas, porque comunica ao mercado seu posicionamento e o compromisso com a biodiversidade.
Regiane pontua que as empresas estão cada vez mais sendo pressionadas para comprovarem que estão atuando de forma responsável e na busca pela sustentabilidade. Ela destaca que além da robustez técnica que existe por trás da metodologia para a Certificação LIFE, o reconhecimento também possibilita a emissão de Créditos de Biodiversidade.
“A certificação disponibiliza métricas de biodiversidade compatíveis com os principais índices financeiros e iniciativas corporativas de sustentabilidade. Além disso, as empresas certificadas passam a contar com um sistema de gestão ambiental qualificado, com o olhar voltado para biodiversidade, que as orienta nos processos de tomada de decisão e direcionamento dos investimentos”, salienta.