Tecpar Educação integra lista internacional de instituições que seguem princípios de ensino responsável 31/01/2012 - 12:30

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), por meio do Tecpar Educação, passou a ser signatário dos princípios para o ensino responsável nas escolas de gestão (PRME – Principles for Responsible Management Education).

Inspirado pelos bons resultados do United Nations Global Compact, lançado em 1999 no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, o PRME é uma chamada global para que as escolas de negócios e universidades adaptem suas grades curriculares, pesquisas e métodos de ensino aos novos desafios de negócio e oportunidades.

O PRME estabelece seis princípios fundamentais para que as instituições signatárias incorporem em seu modelo de negócio o compromisso com o desenvolvimento acadêmico contínuo, bem como princípios de responsabilidade e sustentabilidade.

O objetivo é que as instituições contribuam para o desenvolvimento de uma nova geração de profissionais capazes de lidar com a complexidade dos desafios enfrentados pela sociedade e pelos negócios no século XXI.

Integram a lista de signatários do PRME 413 instituições de vários países do mundo. Para o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, o fato de o instituto figurar nessa lista “é uma conquista que certamente valorizará suas atividades de ensino e consolidará as ações do Tecpar Educação”.

O Tecpar Educação aderiu ao PRME por sugestão da Cátedra Oziris Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis – programa de pesquisa voltado ao desenvolvimento de temas relacionados ao empreendedorismo e à inovação, do qual o Tecpar é parceiro instituidor.

Princípios - Os seis princípios para o ensino responsável estabelecidos pelo PRME são: proposta, valores, método, pesquisa, parcerias e diálogo. Em linhas gerais, eles preveem: o desenvolvimento de habilidades nos estudantes para que gerem valor sustentável aos negócios e à sociedade, trabalhando para um mundo mais inclusivo e sustentável; a criação de estruturas educacionais, processos e materiais que possibilitem experiências eficazes de aprendizado para liderança responsável; o engajamento conceitual e empírico das pesquisas na compreensão do papel das corporações na criação de valor sustentável; o compartilhamento dos valores gerados pelas pesquisas entre as diversas instituições interessadas; e o diálogo crítico sobre questões que envolvam sustentabilidade e responsabilidade social. Mais informações sobre o PRME podem ser obtidas no site http://www.unprme.org/.

Tecpar Educação - O estatuto do Tecpar prevê atuação na área de “pesquisa, ensino e extensão” e o instituto já promoveu diversos treinamentos e cursos independentes ou em parceria com instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para estimular ainda mais essa vocação natural do Tecpar, disseminar os conhecimentos gerados em suas pesquisas, complementar o trabalho já desenvolvido para clientes e alavancar a venda de outras soluções ao mercado, a atual Diretoria do Tecpar criou, no final de 2011, o Tecpar Educação.

O modelo de negócio prevê pouco investimento inicial, ampliação da oferta conforme a arrecadação e aproveitamento das competências do Tecpar. O funcionamento idealizado combina ensino presencial e a distância e, quando necessário, a oferta de cursos em parceria com outras instituições. A primeira iniciativa do Tecpar Educação foi um curso de Capacitação em Gestão da Inovação para empresários realizado em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no final de 2011.