Tecnologias desenvolvidas pelo Tecpar e por universidades paranaenses em exposição na Feira do Empreendedor 2011 16/03/2011 - 19:41


    A Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), órgão vinculado ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), terá um estande montado na Feira do Empreendedor 2011 – Paraná, que  acontece entre os dias 17 e 20 de março, em Curitiba, no Expo Unimed. O evento é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e patrocínio do Banco do Brasil.


    De acordo com a engenheira química da APPI Maria Luiza Stefanelo, a participação do Tecpar e da APPI na Feira do Empreendedor 2011 tem o objetivo de mostrar algumas tecnologias desenvolvidas por universidades paranaenses que são protegidas por patentes e podem ser licenciadas a empresários e pessoas interessadas em abrir um novo negócio. “Só a Universidade Federal tem mais de 100 patentes, mas nós escolhemos as mais relevantes de acordo com o perfil da feira”, explica ela. A tecnologia desenvolvida pelo Tecpar em exposição na feira é um método de determinação de percentual de mistura de biodiesel em óleo diesel para ser usado no controle do combustível.

UNIVERSIDADES – A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai expor quatro de suas invenções, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), três, e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai mostrar sua primeira tecnologia patenteada, que é um motor supercondutor capaz de obter maior eficiência na transformação de energia elétrica em mecânica, a partir do movimento linear de um êmbolo, com a vantagem de não emitir resíduos poluentes.

    Dentre as invenções da UFPR está um chuveiro portátil para banho de leito que pode ser usado tanto na rede hospitalar como em unidades de saúde ou orfanatos. Uma solução prática de higienização que proporciona sensação semelhante à do banho tradicional. Feito com material de baixo custo e reciclável, o chuveiro não necessita de energia elétrica nem aquecimento elétrico.

    Um aplicativo que fornece armazenamento e recuperação de documentação e modelos digitalizados de tratamentos ortodônticos e permite que se planeje melhor o tratamento é uma das invenções da UTFPR.

    “Na verdade isso mostra que a inovação permeia todas as áreas do conhecimento. Para apresentar essas tecnologias ao público, nós fizemos um banner onde colocamos o problema, solução proposta, diferencial, benefícios e o potencial de mercado, falando sobre a tecnologia, a fase de desenvolvimento, os inventores e o contato para aquisição”, completa Maria Luiza Stefanelo.

FEIRA DO EMPREENDEDOR 2011 – A Feira do Empreendedor do Sebrae é um evento nacional realizado no mesmo formato desde 1994, com mais de 80 edições, tendo sido sediada no Paraná em quatro oportunidades: duas em Curitiba, uma em Arapongas e outra em Londrina. Considerado o maior evento de empreendedorismo do Paraná, já proporcionou a capacitação de mais de 400 mil empreendedores em suas várias edições por todo o Brasil.
   
    A expectativa é de que haja mais de 20 mil visitantes. Entre as principais atrações, o jornalista Paulo Henrique Amorin, logo após a solenidade de abertura no dia 17, vai proferir a palestra “Perspectiva 2011: O que podemos esperar?” Às 20 horas do dia 19, Max Gehringer falará sobre “O espírito empreendedor”. Outra palestra bastante esperada acontecerá no domingo (20), às 19h30, com o tema “Empreendedorismo – Peixe Urbano, um caso de sucesso”.
   
    A Feira do Empreendedor 2011 acontece das 14 às 22h de quinta-feira a sábado e das 14 às 20h no domingo, no Expo Unimed, que fica no campus da Universidade Positivo. O evento é gratuito. Para as palestras principais é necessária inscrição prévia. Mais informações pelo site www.sebrae.com.br/feira.