Tecnologias Sociais 08/04/2005 - 00:00



Tecnologias sociais, como o bambu tratado e laminado para uso na movelaria ou construção civil, são disponibilizadas pelo instituto.

 

O Tecpar, trabalhando em parceria com outras instituições, pesquisa, desenvolve e difunde tecnologias sociais. Este tipo de tecnologia se refere a processos, metodologias ou técnicas eficientes, simples, com baixa densidade de capital e de baixo custo que, implantadas em ambientes rurais ou urbanos, podem propiciar melhores condições de geração de valor a processos e produtos.

Dentro desse conceito, dois projetos foram desenvolvidos e são aplicados pelo Tecpar:

  • Neociclagem: por meio de um processo inédito, reciclam-se totalmente embalagens laminadas que normalmente não são reaproveitadas por serem compostas de materiais distintos, como plásticos, alumínio e tintas, entre outros.
  • Biossistemas integrados na suinocultura: conjunto integrado de técnicas de tratamento de dejetos suínos que possibilita obter produtos como o biogás, biofertilizantes, criação de algas e a piscicultura em cativeiro, além da melhoria da qualidade dos recursos hídricos e oportunidade de geração de créditos de carbono.

A divisão realiza também a prospecção de novas tecnologias, como o desenvolvimento de metodologia de tratamento do bambu para uso em diversos fins, desde o artesanato até a construção civil, e promove cursos e eventos para disseminar inovações em tecnologias sociais.


Divisão de Tecnologias Sociais
Anderson Cardoso Sakuma
Fone: (41) 3316-3092 / 3316-3002
sakuma@tecpar.br