Tecnologia canadense no Paraná 10/09/2010 - 14:04


alt

A pró-reitora de Comunicação e Relações Externas da Universidade de Montreal, a professora Emile Bouchard, mostrou como a instituição está estruturada e falou como são viabilizados os projetos de produção desenvolvidos na casa. O modelo que integra a universidade e o setor privado dá excelentes resultados e já vem sendo aplicado como experiência pelo Tecpar em alguns projetos.


    O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Luiz Fernando de Oliveira Ribas, representou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, na  recente missão do governo paranaense ao Canadá, que estuda realizar uma parceria com a empresa Prevtec Microbia, sediada em Montreal, para produzir uma vacina contra a diarreia suína. O Paraná deverá também implantar um laboratório de diagnóstico da doença na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), em colaboração com a Universidade de Montreal. O produto, que servirá para diminuir o uso de antibióticos na produção paranaense, aumentando as suas possibilidades de exportação, é inédito no Brasil.


MEDICAMENTOS PARA DOENÇAS GRAVES – Além do projeto para produção da vacina contra a diarreia suína, o diretor-presidente do Tecpar levou aos canadenses a proposta do secretário de criar um sistema paranaense de produção pública de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS), integrando o projeto nacional de desenvolvimento do complexo industrial da saúde no Brasil. “Apresentamos nosso plano de ação para os laboratórios industriais já existentes na Universidade Estadual de Maringá, na Universidade Estadual de Londrina e na Universidade Estadual de Ponta Grossa, nas quais será viabilizado um projeto de internacionalização de tecnologia para a produção de medicamentos considerados excepcionais, ou seja, para doenças graves ou crônicas, de alto custo para o país”, explicou Ribas.

PRODUÇÃO DE MULTIFÁRMACOS – O diretor-presidente do Tecpar apresentou também o projeto de construção de uma planta industrial para produção de multifármacos por biotecnologia, iniciando por insulina. “Esse projeto será apresentado ao Ministério da Saúde e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social para obtermos a garantia de compra pelo ministério, bem como para o financiamento da obra e compra de equipamentos.”

VACINA – Durante a visita técnica à empresa Prevtec, Ribas teve a oportunidade de saber como a vacina contra um dos tipos de Escherichia coli causadora da diarreia suína foi desenvolvida na Universidade de Montreal e de conhecer o trabalho de pesquisa e produção de outras vacinas animais.