Técnicos e alunos de Instituições Estaduais de Ensino recebem capacitação para atuar como auditores de sistema de produção orgânica 21/09/2009 - 00:00

 

Começou nesta segunda-feira (21 de setembro), na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), localizada na Cidade Industrial de Curitiba, o treinamento da primeira turma de auditores de sistema de produção orgânica.

Para o desenvolvimento do projeto, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) obteve, por meio do Fundo Paraná, recursos no valor de R$ 2,5 milhões. A Seti contou ainda com o apoio da equipe técnica do Tecpar e das universidades estaduais do Paraná.

"Esse é um passo importante para o desenvolvimento da agroindústria familiar dos municípios paranaenses que terão à disposição técnicos qualificados capazes de realizar a devida verificação dos produtos orgânicos, desde a produção até a venda para o consumidor final. Nós do Tecpar atuaremos direto na qualificação desses profissionais proporcionando a eles as informações necessárias para um bom desempenho das atividades de auditores", destacou Aldair Tarcisio Rizzi, diretor-presidente do Tecpar.


Caberá às instituições de ensino a criação de um núcleo de apoio à certificação, que ficará responsável pela criação de um comitê local de gestão de projeto, seleção de bolsistas para atuar no projeto, seleção de unidades produtivas ou agroindústrias, realização de levantamentos e acompanhamento dos técnicos.

O curso tem como principal objetivo a capacitação de técnicos e alunos que vão trabalhar nas novas unidades de apoio à certificação de produtos orgânicos no Estado.

"Em Pato Branco não existe uma organização na agroindústia familiar e, com esse curso, eu e meus colegas vamos ter a oportunidade de levar o conhecimento necessário aos produtores para que possam organizar as produções agregando mais valor aos produtos comercializados", ressaltou Rubia Camochena, mestre em agronomia pela UTFPR.

Entre as atribuições dos novos técnicos que vão prestar auditoria dos processos de certificação, estão a realização de análises e avaliação de estudos de caso das unidades familiares de produção orgânica, tudo feito mediante um acompanhamento que, ao final do processo, vai propiciar a criação de uma rede estadual de Certificação de Produtos Orgânicos.

Ainda estão previstas mais três turmas do curso, que tem suas aulas ministradas por especialistas da Academia Tecnológica de Sistema de Gestão (ATSG).

E, para aqueles que pretendem ingressar na profissão de auditor, a pró-atividade, a vontade de aprender e a curiosidade são ferramentas importantes para o desenvolvimento da atividade, que, de acordo com o professor Rogério Meira, transmite a confiança necessária para que os produtos cheguem ao consumidor final.

"Aqui no curso nós passamos as informações necessárias sobre boas práticas de auditoria, apresentamos os critérios e as instruções normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e as regras do Tecpar. Além disso, com a aula prática, colocamos os alunos em contato direto com a atuação do auditor", finalizou Meira.