Software livre moderniza o site do Tecpar 03/09/2010 - 21:13


O portal eletrônico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi renovado e ganhou novos recursos, tudo para ficar mais moderno e prático. As alterações realizadas recentemente pela equipe da Divisão de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) do instituto foram feitas graças à adesão de um software livre, o sistema de gestão de conteúdos Joomla. O conteúdo do portal ficou a cargo da Assessoria de Imprensa da instituição.


JOOMLA – Este sistema, voltado ao desenvolvimento de portais para a internet, integra ferramentas necessárias para a administração das informações em tempo real. De acordo com especialistas, além de ser mais dinâmico, gratuito e versátil, o software possui como diferencial uma grande biblioteca de extensões, que possibilitam a expansão de suas funcionalidades.

Para que o novo portal atingisse os resultados esperados, a equipe teve de desenvolver o processo em seis etapas, que começou pelo estudo da ferramenta. Depois, vieram a preparação da infraestrutura para hospedagem do site, instalação do programa no servidor, personalização da ferramenta de acordo com o projeto do novo portal, migração dos conteúdos do site antigo e treinamento dos gestores de conteúdo.

SOFTWARE LIVRE – Uma das vantagens do software livre é ser um programa de código aberto que pode ser utilizado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições e sem custo.

Recursos para videoconferência pelo site, inclusão de uma enquete para aumentar a interação entre o instituto e os clientes, utilização de animações, exibição de vídeos, possibilidade dos clientes poderem solicitar orçamentos online, estão dentre os benefícios alcançados com a utilização do novo software, além da apresentação de uma agenda com eventos, indicação do portal por e-mail e facilitação da gestão de conteúdos. "O desenvolvimento por equipe de técnicos do Tecpar e a utilização de software livre proporcionou uma economia superior a 700 mil reais, considerando as propostas baseadas em softwares proprietários que recebemos de diversos fornecedores", salienta o coordenador do projeto, Celestino Alves de Sousa Netto, gerente de Administração de Banco de Dados do Tecpar.