Sistema de monitoramento remoto de pacientes 08/06/2006 - 00:00

Um sistema de monitoramento remoto de pacientes – o OpenVida – desenvolvido pela Hi Technologies, empresa instalada na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), será apresentado na Feira Hospitalar 2006, a maior mostra de produtos, equipamentos, serviços e tecnologias para hospitais, laboratórios, clínicas e consultórios da América Latina.

Com a tecnologia, o médico pode ver o paciente e fazer o diagnóstico a distância, pois o histórico clínico e até mesmo imagens são enviados em tempo real do hospital para o sistema e acessados em qualquer tipo de computador ou até mesmo pelo celular.

De acordo com Thiago Bassani, um dos diretores da empresa, o OpenVida é uma solução acessível ao mercado: é compatível com a maioria dos equipamentos médico-hospitalares e simples de utilizar. "Nosso objetivo não é só vender produtos, mas assegurar a satisfação de nossos clientes fornecendo sistemas de informação e equipamentos eletrônicos de alto padrão tecnológico", explica Bassani.

Compõem o sistema OpenVida: o OpenVida Homecare, no qual o médico monitora o paciente via celular, e o OpenVida Anestesia, que facilita e agiliza o preenchimento dos boletins do anestesista automaticamente, que também serão mostrados na feira.

O sistema da Hi Technologies já foi testado em um leito do Hospital Santa Cruz, um dos melhores da capital paranaense, que está negociando a aquisição. "A meta é atingir até 2007 o número de 30 leitos monitorados com o OpenVida", afirma Bassani.

A feira, em sua 13ª edição, será realizada de 20 a 23 de junho em São Paulo, nos Pavilhões do Expo Center Norte, com cerca de 1.000 expositores e a participação de 32 países de todos os continentes. Em 2005 teve mais de 70 mil visitas de profissionais da área.


Hi Technologies

A Hi Technologies está instalada na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). É uma empresa de tecnologia em saúde que desenvolve sistemas de monitoração remota de pacientes. A empresa é constituída por acadêmicos egressos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com grande experiência no desenvolvimento de soluções de telemedicina e de inteligência artificial. Tem como missão fornecer sistemas de informação de elevado padrão tecnológico e qualitativo aos segmentos de saúde em que atua, com preços competitivos, para assegurar a satisfação dos clientes quanto à qualidade, aos prazos de entrega, à flexibilidade e à velocidade de resposta a solicitações dos clientes.