Setor de certificação estreita relações com o Estado do Maranhão 03/12/2009 - 00:00



O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu nesta quinta-feira, 3 de dezembro, a visita do superintendente de agronegócios da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado do Maranhão, Jucelino Pereira. Durante o encontro Pereira falou sobre a possibilidade de o Tecpar ficar responsável pela certificação do babaçu, uma das mais importantes espécies de palmeira brasileira, que, além de ser alvo de pesquisas para a fabricação de biocombustíveis, possui um fruto que tem alta empregabilidade na indústria alimentícia.

Para o diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, esse acordo confirma a qualidade dos serviços prestados pelo Tecpar, que há mais de uma década desenvolve trabalhos de certificação e que hoje tem lugar de destaque no cenário nacional. "Estamos diante de mais um acordo importante para o Tecpar, pois ele comprova a excelência da nossa divisão nos trabalhos de certificação, que não se restringem somente ao Estado do Paraná", ressaltou Rizzi.

Com a certificação da planta o governo maranhense espera agregar valor ao produto, que é encontrado numa área de 50 mil hectares, abrangendo sete municípios do Estado. Todo o produto que é retirado por meio de extração sustentável vai ser exportado para a Holanda, onde será usado como matriz energética.

De acordo com Jucelino Pereira, a Divisão de Certificação do Tecpar foi escolhida para o desenvolvimento do projeto por ser apontada como referência no Brasil nos trabalhos de certificação. "Estudamos a possibilidade de implantar uma agência de certificação em nosso Estado. Mas, como encontramos algumas barreiras, optamos por procurar um órgão que seja referência em certificação. E foi nesse momento que chegamos ao Tecpar. Com essa certificação pretendemos conseguir uma isonomia de produto que tem como principal destino o mercado exportador", salientou Pereira.

Primeira instituição nacional acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para a certificação do manejo de florestas nativas, o Tecpar atesta que sistemas, produtos, processos e serviços estão em conformidade com requisitos nacionais ou internacionais.