Seminário interno do Tecpar promove discussão sobre diferentes temas 05/08/2010 - 19:36



O segundo dia do Seminário Interno de Integração Técnico-Científica do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) começou com as apresentações da Sessão Técnica IV. Antes de os projetos serem apresentados, Milton Pires Ramos, pesquisador do Tecpar, reforçou a importância do evento, que visa, dentre outros objetivos, promover uma maior integração entre as diferentes áreas de atuação do instituto. “Buscamos com esse seminário apresentar projetos com temas diversificados que envolvem os diferentes setores da instituição”, ressaltou Ramos, que também faz parte do comitê científico do Tecpar.

Entre os projetos apresentados ao longo do dia, estavam: Caracterização de Óleos Vegetais Extraídos Mecanicamente sob Condições Variadas, Visando à Produção de Biodiesel, que busca a identificação, entre as oleaginosas crambe, nabo forrageiro, pinhão manso e cártamo, de matérias-primas alternativas para a produção do biodiesel; O Uso de Business Intelligence (BI) nos Planejamentos Tático e Estratégico do Tecpar, que tem como objetivo a implantação de uma solução que auxilie na visualização de informações gerenciais pontuais sobre determinado processo, área ou aspecto da empresa; Desenvolvimento Visual dos Jogos e Manuais Relacionados ao Projeto Galaxis, que tem como finalidade o desenvolvimento de um sistema inteligente de gerenciamento de dados referentes à coleta de leite, além de proporcionar o ensinamento, por meio de manuais e jogos, de boas práticas agrárias a pequenos agricultores. O projeto Estudo da Produção de Biodiesel a Partir de Matérias-Primas Alternativas com Potencial para o Estado do Paraná, que visa à avaliação da viabilidade técnica utilizando como matéria-prima o óleo de girassol e etanol, fechou a rodada de apresentações nesta manhã.


O encerramento das atividades no período se deu com uma palestra do diretor da unidade do Instituto Carlos Chagas no Paraná, Samuel Goldemberg, na qual ele ressaltou a importância de eventos como o seminário, que proporcionam a troca de informações sobre ciência e tecnologia. “A consolidação dessa integração entre as diferentes áreas de atuação de um instituto de pesquisa é muito importante para a realização de atividades de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico”, disse Goldemberg. O diretor falou ainda sobre as ações do Instituto Carlos Chagas, que é atualmente o maior fornecedor de vacinas para o Ministério da Saúde.

Durante a tarde os participantes do seminário acompanharam as sessões técnicas V e VI, compostas pela apresentação dos seguintes projetos: Tratamento Físico-Químico e Reuso do Efluente Resultante do Processo de Lavagem do Biodiesel; Grau de Atendimento a Requisitos de Certificação em Propriedade Produtora de Suínos; Estudo da Solubilidade de Etanol Anidro Combustível em Diesel com o Uso de Aditivo; Estudo Comparativo sobre a Qualidade Macroscópica e Microscópica do Chá de Camomila; A Contribuição de um Sistema de Informações para a Vigilância à Saúde do Trabalhador; Gestão do Conhecimento e Redes Organizacionais: SBRT; e Membrana Polimérica para Sensor Ótico de Cromo Hexavalente em Água. Nesta sexta-feira, último dia do seminário, estão previstas apresentações de mais 14 projetos.