Seminário discute Produção Integrada 06/10/2011 - 11:44

Aplicável às diversas cadeias do setor agropecuário, o conceito de Produção Integrada (PI) é baseado na sustentabilidade de produção, passando pela responsabilidade sócio-ambiental, o bem estar animal e a segurança do alimento. Este conceito visa agregar valor à produção e atender distintas demandas de consumidores em vários países.

Para fomentar as discussões sobre o tema e capacitar técnicos que possam atuar ampliando o número de produtores e produtos certificados, será realizado em Curitiba entre os dias 22 e 24 de novembro o XII Seminário Brasileiro de Produção Integrada.

Pesquisadores do Brasil e de países da América do Sul e da Europa vão discutir os conceitos de Certificação, Produção Integrada, Agregação de Valor, Exigências do Consumidor, Experiências na Europa, Controle de Resíduos e Contaminantes e os Principais Desafios da Comercialização.

“Além das palestras, haverá visita técnica em propriedades que estejam implementando os princípios de PI Brasil”, explica Roberta M. Züge, pesquisadora do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que foi convidada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para coordenar o evento.

Segundo ela, o convite se deve à experiência adquirida em projetos que o Tecpar desenvolve em conjunto com o Ministério, entre os quais a elaboração da norma brasileira de PI de leite, que está em fase final de validação e será a primeira aplicada à pecuária no Brasil. E também à norma de suínos, em processo de elaboração. “A característica multidisciplinar do Tecpar, que faz pesquisas e análises laboratoriais em setores da saúde e da agropecuária, dentre outros, contribuiu para que fôssemos o parceiro escolhido pelo Ministério para essas questões de PI”, completou Roberta.

O XII Seminário Brasileiro de Produção Integrada será realizado no Centro de Estações Experimentais da UFPR – Fazenda Canguiri.  Informações sobre inscrições e a programação completa do evento podem ser encontradas no site: http://www.qualidadeanimal.com.br/.

 

Certificação

 

O enquadramento da produção às normas de PI depende de avaliação da conformidade de uma unidade certificadora que tenha seu processo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização Qualidade Industrial (Inmetro) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A partir da certificação os produtos podem ser comercializados com um selo, facilitando sua identificação.

O Tecpar é uma das unidades certificadoras mais respeitadas do Brasil, com clientes inclusive no exterior. A criação de normas de Produção Integrada na pecuária abre novas perspectivas de mercado para o Instituto, que poderá fazer toda a certificação de produções pecuárias ou apenas realizar análises laboratoriais para outras unidades certificadoras.