Segunda incubadora tecnológica do Tecpar já funciona em Jacarezinho 25/03/2013 - 16:43

Já está funcionando a nova incubadora tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Foi inaugurada na última sexta-feira a Incubadora Tecnológica do Norte Pioneiro, com o objetivo de abranger todo o potencial criativo de empresas emergentes da região. A incubadora fica no Parque Tecnológico do Norte Pioneiro e ocupa o imóvel que já pertencia ao Tecpar, mas que tinha outra finalidade. “A incubadora foi o novo destino dado ao patrimônio do Tecpar em Jacarezinho. Contamos com uma estrutura magnífica para termos uma das melhores incubadoras do Paraná” – comenta Júlio C. Felix, presidente do Tecpar, sobre a nova unidade, esperando que o novo ambiente será impulsionado por ativos tecnológicos representativos, como a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), “que terá papel fundamental nesse empreendimento”, elem de Sebrae, Senai e Instituto Federal Tecnológico.

O Parque Tecnológico do Norte Pioneiro foi constituído no município de Jacarezinho     e deverá ser expandido gradualmente por toda a região, com leis de incentivo à inovação e apoio das diversas instituições públicas e privadas envolvidas. Com a maior das expectativas quanto aos resultados dos novos empreendimentos, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Leal enfatizou a importância que eles representam. "O Parque Tecnológico do Norte Pioneiro e a Incubadora Tecnológica têm a finalidade de incentivar e apoiar as atividades de inovação e promover o desenvolvimento sustentável para a região" – comentou.

Eduardo Rando, reitor da Uenp, diretamente envolvida com o projeto, destacou que "o parque tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, institutos de pesquisas, de universidades, de incubadoras e laboratórios. A união destas habilidades e competências permite a criação de um ambiente bastante favorável à inovação. Atualmente estamos tendo uma política mais efetiva de integração entre ciência, governo e iniciativa privada no que diz respeito ao processo de inovação."

O prefeito de Jacarezinho, Eduardo de Farias, ressaltou a importância que a inauguração da incubadora representa para toda a região. “Se esta parceria entre entidades públicas, privadas e universidades se sedimentar da forma como entendemos que irá acontecer, será um grande avanço para Jacarezinho e região. A prefeitura municipal de Jacarezinho já conhece a estrutura do Tecpar, que hoje inaugura a incubadora, e pelo entusiasmo que percebemos das pessoas envolvidas com esta causa, com certeza nós obteremos sucesso que abrangerá toda a população do Norte Pioneiro, se estendendo até às cidades do Estado de São Paulo. O objetivo é estimular os empresários, mesmo aqueles que estão iniciando no processo tecnológico, oferecendo ajuda para que eles possam evoluir rapidamente e ampliar suas empresas, gerando empregos. A iniciativa é bem-vinda e contem com a participação da Prefeitura Municipal de Jacarezinho” – discursou Farias.

Na ocasião da inauguração, a nova incubadora promoveu o workshop “Oportunidade de negócios e criatividade” - processos criativos para desenvolver a cultura do empreendedorismo e oportunidade de negócios-, tendo como palestrante Armando Rasoto, professor de graduação de pós-graduação na UTFPr e que atua como consultor e coach nas áreas de Análise dinâmica, Gestão do capital de giro, Planejamento financeiro e Estratégia empresarial.  

A incubadora tem seu espaço físico ocupado com a instalação do mobiliário de escritório para seis salas, mesas, cadeiras, balcão e um auditório para 80 pessoas. No primeiro edital de arregimentação de incubadas, foram oferecidas seis vagas para empresas de base tecnológica para incubação residente e outras seis para não-residentes.

Parque Tecnológico Virtual

A região do Norte Pioneiro também se integrou ao Parque Tecnológico Virtual do Paraná. Depois de eventos que marcaram a implantação em Cascavel, Londrina, Maringá e Guarapuava, foi a vez de Jacarezinho. Contando com a presença de grande público, além do prefeito de Jacarezinho, prefeitos e autoridades da região, a quinta edição de instalação do PTVP também teve sua cerimônia oficial na sexta-feira, em workshop coordenado pelo secretário Alípio Leal, uma vez que a SETI é o órgão diretamente responsável pelo projeto.

"Este trabalho que estamos desenvolvendo é para o Estado do Paraná. É uma mudança de paradigma, um salto extraordinário na construção de um ambiente mais acessível para os investimentos, consequentemente melhorando as condições para que possamos ter uma atividade produtiva maior e com resultados melhores, gerando renda, novos empregos e mais riqueza. A nossa expectativa é desenvolver esta região.
O projeto traz uma proposta de desenvolvimento sustentável para o Paraná, mudando o jeito de fazer. É fundamental que coloquemos o conhecimento a serviço da sociedade agregando valor e aumentando a cadeia produtiva” – salientou Alípio Leal.

O Parque Tecnológico Virtual é um modelo de plataforma na qual os agentes interagem em um ambiente comum de gestão e inteligência competitiva. Podem participar instituições de pesquisa, parques, universidades, centros de promoção de empreendedorismo, incubadoras de qualquer município do Paraná. O parque pretende atrair e trabalhar no desenvolvimento e na fixação de empresas de base tecnológica, também de todo território paranaense.

As empresas que aderirem à plataforma se beneficiam do uso de serviços tecnológicos credenciados e são acompanhadas de perto por um parque tecnológico, uma incubadora ou um núcleo de inovação, denominadas instituições âncora.