Secretário visita a Biofábrica do Tecpar 20/06/2011 - 15:20



    O diretor de produção, Júlio Salomão, e o diretor administrativo do Tecpar, João Luiz Buso, acompanharam o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, em visita à Biofábrica, a unidade do Tecpar em Jacarezinho. Leal ficou impressionado com as instalações dos laboratórios e prometeu apoio ao projeto de controle biológico de pragas que atingem as plantações paranaenses, desenvolvido lá.

    Inaugurada em setembro de 2009, a Biofábrica é um apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar. O primeiro agente natural produzido na unidade, com o apoio da Seti e numa parceria firmada com a Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp), foi a vespa Cotesia flavipes, que é utilizada no controle da lagarta da broca da cana (larva de borboleta), praga que ataca as plantações de cana-de-açúcar, considerada o principal produto da região. Os resultados obtidos com esse controle apontam para uma redução de até 70% da perda da cultura da cana-de-açúcar. A professora da Uenp Laila Herta Mihsfeldt, que possui doutorado em entomologia e é orientadora do projeto, acompanhou a visita e apresentou a iniciativa ao secretário, juntamento com Luciano Gilberto Bernardes, que é o coordenador do projeto do Tecpar.

    Com o método de controle biológico, os laboratórios do instituto em Jacarezinho contribuem para a redução de práticas agrícolas agressivas e muitas vezes químicas utilizadas no controle desses agentes prejudiciais às plantações. O método natural tem ainda a vantagem de proteger a biodiversidade, não deixando resíduos tóxicos em alimentos, na água e no solo, além de aumentar o lucro do produtor, pois é mais barato que os agrotóxicos.