Representantes de universidade francesa visitam o Tecpar 17/05/2007 - 00:00

Quatro áreas de interesse comum foram identificadas e podem servir de base para a implementação de projetos de cooperação com a França, dentro do convênio entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Université de Technologie de Compiègne (UTC). Foi o que ficou acertado durante a visita do reitor da instituição francesa, Ronan Stephan, e do vice-reitor, Lui Coté, ao Tecpar.

O convênio firmado no ano passado entre as duas instituições tem a duração de cinco anos e deve abranger a execução de projetos nas áreas de biocombustíveis, desenvolvimento de sistemas em inteligência artificial de apoio ao trabalho cooperativo, pesquisa e desenvolvimento de sensores, sobretudo na área ambiental, e intercâmbio de estudantes franceses que estejam em universidades brasileiras, possibilitando estágio no laboratório do Tecpar, e de pesquisadores das duas instituições envolvidos em pesquisas.

A intenção dos franceses com a missão técnica da UTC nesta visita ao Paraná é aprofundar a cooperação entre o Estado e o Pólo de Competitividade de Indústrias e Agro-Recursos da Champagne-Ardenne e Picardia, além de reatar o relacionamento com instituições paranaenses visando estimular a cooperação internacional. No Tecpar eles foram recepcionados pelo diretor técnico, Bill Jorge Costa, e pelo gerente da Divisão de Inteligência Artificial, Milton Pires Ramos. De acordo com Ramos, pesquisador do instituto que é engenheiro e doutor em Inteligência Artificial Distribuída pela universidade francesa, o reitor e o vice-reitor manifestaram satisfação em avançar na cooperação.

compiegne_visita.doc juh 16.05.2007