Recursos para empresas incubadas 24/08/2006 - 00:00

Promover a entrada das empresas residentes nas incubadoras de Curitiba em seus mercados específicos é o objetivo do projeto proposto pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A iniciativa é coordenada pela Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec) e conta com o apoio do Sebrae/PR e do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex) do instituto para viabilizar cerca de R$ 500 mil para a execução de ações que promovam o acesso das empresas incubadas ao mercado.
De acordo com os integrantes da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae/PR Gelson Philippsen e Olavio Schoenau, o projeto tem a intenção de facilitar a entrada de produtos e serviços das empresas incubadas no mercado, como o modelo adotado pelos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Paraná.
Foram definidas cinco ações específicas, sendo considerados os aspectos estratégicos de inovação, qualidade, competitividade, mercado e setoriais, além da publicação de um catálogo de produtos e serviços ofertados pelas empresas incubadas em Curitiba e da participação dos diretores das empresas incubadas em missões empresariais, que favoreçam negócios e/ou parcerias estratégicas.
Uma Feira de Inovação da Cidade de Curitiba também será organizada, com a intenção de apresentar ao mercado e à comunidade os produtos e serviços das empresas incubadas. Para alavancar os negócios, serão realizadas parcerias focando o aumento da competitividade de empresas dos APLs com o uso de tecnologia desenvolvida pelas empresas incubadas.
Segundo a coordenadora do projeto e gerente da Intec, Rosi Mouro, o trabalho vai promover também a colocação de produtos de empresas incubadas nos mercados internacionais. "Espera-se que pelo menos 15 projetos de estudo de viabilidade sejam aprovados e, posteriormente, 12 adequações específicas sejam contempladas", diz.
São co-executores do projeto: o Centro de Inovação Empresarial – Incubadora de Projetos (Isae/FGV), a Incubadora de Inovações Tecnológicas (Iinut/UTFPR), a Incubadora de Empreendimentos de Engenharia do Paraná (IE2P/IEP) e o Núcleo de Empresas e Projetos Multidisciplinares (Nemps/UFPR).