Qualidade e rapidez para atender às indústrias 27/10/2006 - 00:00

O setor de metalmecânica vai contar com um serviço mais ágil e preciso a partir da aquisição do espectrômetro de emissão ótica para análise de amostras metálicas, conforme expectativa do gerente do Laboratório de Materiais Metálicos do Tecpar, Ladislau Nelson Zempulski. A autorização para a abertura do processo licitatório para compra do equipamento foi dada ontem (26/10) pelo governador em exercício, Hermas Brandão. O investimento de R$ 348.790,00 é do Fundo Paraná de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O processo de aquisição do aparelho deve levar em torno de 90 dias. "A previsão é de que em seis meses esteja instalado e funcionando", comemora Zempulski.

De acordo com o técnico, não são apenas as montadoras que vão ganhar com a prestação de um serviço mais moderno. "Os pequenos fornecedores também serão beneficiados. O que hoje leva cinco dias para ficar pronto será finalizado em apenas 1 hora", diz. A aquisição do equipamento faz parte de um projeto maior de modernização da área com o governo japonês – parceiro do instituto na implantação do laboratório na década de 80.

Em outubro de 1980 o Estado do Paraná assinou com o governo japonês, por meio da Jica – a agência de cooperação internacional japonesa –, um termo de cooperação para implantar no Tecpar um centro de apoio ao desenvolvimento tecnológico das pequenas e médias indústrias paranaenses ligadas inicialmente aos setores de metalmecânica e eletroeletrônica. Os japoneses forneceram equipamentos sem similares nacionais, bem como especialistas e treinamento; a construção do centro e contratação de técnicos para trabalhar no projeto foi a contrapartida paranaense.