Propriedade industrial é tema de encontro 21/03/2011 - 17:01

     A cooperação regional e modelos de colaboração para execução de projetos na área de propriedade industrial (PI) foram tema do encontro regional promovido pela Organização Mundial da Propriedade Industrial (OMPI), o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e a Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec). O gerente da Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Marcus Julius Zanon, juntamente com representantes da Argentina, Colômbia, Uruguai e de outras instituições do Brasil, participou do evento, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 março.


 
    Além da troca de informações sobre as redes de PI existentes na América do Sul, o encontro resultou num plano de ação englobando três linhas básicas: a formação de competências, a elaboração de estudos e pesquisas específicas e a divulgação do trabalho desenvolvido pelas redes, que são as prioridades para definir as futuras ações.


    Foi a primeira reunião do grupo e, de acordo com Zanon, a rede paranaense foi apresentada como um modelo a ser adotado. “Fica tudo mais fácil quando se trabalha em rede”, afirmou.