Programa do Tecpar permite a criação de novos designs para mármore e granito 23/09/2004 - 00:00

Pias e armários de banheiro criados
por alunos do Núcleo de Design da UFPr
estão expostos no prédio da Universidade


Uma exposição de pias e armários para banheiro em arrojados e modernos designs é o resultado do trabalho vem sendo realizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar, em conjunto com o Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Estado do Paraná - Simagran e a Universidade Federal do Paraná, através do Núcleo de Design e Sustentabilidade. A mostra está sendo realizada na Sala de Arte e Design da UFPr, no térreo da Rua General Carneiro, 460, de segunda a sexta-feiras, entre 10h e 16h - até o dia 1º de Outubro.
O Tecpar conta com 12 empresas de mármore e granito da Região Metropolitana de Curitiba participando do Progex – o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação, com o objetivo de abrir caminhos à exportação e atingir um faturamento de cerca de US$ 2 milhões em três anos de trabalho. O Sindicato montou um grupo com as marmorarias e recebe apoio da Agência de Produção para Exportação – Apex, do governo federal, para desenvolver o projeto. Toda a parte de adaptação do produto ao mercado externo quanto a melhoria da qualidade, atendimento às normas técnicas internacionais, design e embalagem fica à cargo do programa do Tecpar.
E foi assim que surgiu a parceria com a UFPr, com a proposta para que os alunos do Núcleo de Design pudessem desenvolver novos conceitos de mobiliários de pias, armários para banheiro, tampos e outros produtos, utilizando-se do potencial inovador e criativo dos estudantes nesta missão, saindo do conceito comum existente no mercado. As idéias foram surgindo e aprimoradas, protótipos foram lançados e devolvidos os desafios às empresas, para que cada uma delas pudesse produzir os protótipos projetados.
Um segundo ciclo do trabalho já foi lançado e está sendo desenvolvido, com a apresentação das propostas para  mesas, aparadores, mesas de centro, bar e móveis correlatos.

Progex

O Progex – Programa de Apoio Tecnológico à Exportação – foi criado pelo governo federal para facilitar o acesso de empresas brasileiras, principalmente as pequenas e médias, ao mercado externo. É coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep e tem suas sedes nos institutos de pesquisa estaduais.
O atendimento às empresas é realizado em duas etapas. O primeiro passo é o chamado diagnóstico, quando é  feito um estudo de viabilidade técnica que inclui a análise do produto e do processo produtivo, com identificação dos principais problemas técnicos a serem resolvidos e estimativas de custos e investimentos para implementar as soluções necessárias. A segunda fase, consiste na adequação tecnológica com implementação das medidas sugeridas.
Com uma estrutura ágil e desburocratizada, o Progex/Tecpar está colhendo os resultados de um trabalho bem aplicado: ampliação de metas, boa média de faturamento empresas que começaram a exportar, novos clientes e mercados em função da qualificação obtida e maior competitividade, entre outros.

Pionerismo

A inclusão das pequenas marmorarias no mercado internacional foi o objetivo da direção do Simagran desde o começo das negociações com o governo federal para desenvolver ações que ajudassem o setor. No contrato entre o Tecpar e as marmorarias estarão focadas a padronização do processo de produção, adaptação da embalagem para exportação e desenvolvimento do design, com o reforço da Universidade Federal do Paraná e que já apresenta os resultados positivos expostos à visitação pública.

(lax)     23/9/2004 13:34   pias1