Programa criado para impulsionar empresas de tecnologia no Paraná vira livro 18/08/2011 - 12:24


    Durante o seminário “Mercado TI no Brasil Oportunidades e Desafios”, realizado na sede do Sebrae em Curitiba, na última quarta-feira (17/8), aconteceu o lançamento do livro: Excelência em gestão para o setor de tecnologia da informação no Paraná.

    De autoria do diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, e coautoria de Rodrigo Silvestre, o livro relata a experiência de um programa de melhoria na gestão de empresas de base tecnológica executado em três cidades do Paraná – Curitiba, Maringá e Londrina.

O Programa de Excelência na Gestão para o Setor de Tecnologia da Informação teve duração de três anos e consistiu na escolha e mobilização das empresas, na capacitação dos empresários para a utilização do modelo de excelência e na realização de workshops como forma de praticar a aplicação do modelo na gestão das empresas.

    Todo o processo foi monitorado por avaliadores que analisaram os diagnósticos obtidos e visitaram as empresas, e, por fim, cada uma recebeu um relatório com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria.

    De acordo com o autor do livro, Júlio C. Felix, a ideia foi investigar a transformação que pode ser obtida a partir de uma ação coordenada para melhorar a qualidade, a produtividade e a competitividade das empresas que participaram do projeto.

    Segundo ele os líderes, em geral, não estavam preparados para gerenciar pessoas e processos de forma estruturada e principalmente sistematizada e, ainda, não conheciam as principais ferramentas gerenciais empregadas atualmente pelas empresas com excelência em gestão.

    “Parte significativa dessas empresas participantes não possuía planejamento estratégico formalizado, seus clientes em geral não eram mapeados e segmentados de forma adequada, poucas possuíam políticas de responsabilidade social, entre vários outros pontos a melhorar”, disse Felix, ressaltando que, apesar dos problemas identificados, “observou-se uma determinação enorme por parte dos empresários na busca do conhecimento das técnicas de gestão e de competitividade”, completou.

    Felix também disse que a expectativa futura é que o projeto seja realizado em outras regiões e que também seja repetido nos mesmos locais onde ocorreu para saber como a adoção do modelo evoluiu ao longo do tempo.

    O Programa de Excelência na Gestão para o Setor de Tecnologia da Informação teve financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi executado em uma parceria do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação Nacional das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) e do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC).

    Entre os presentes no lançamento do livro estavam o coordenador estadual do setor de TI do Sebrae, Emerson Cechin, o presidente da Assespro Nacional, Luís Mario Luchetta, e o presidente da Assespro Paraná, Sérgio Yamada.