Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos é lançado em Londrina 10/12/2009 - 00:00

                         
     


Hoje (10), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi sede do lançamento do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) por meio das universidades estaduais do Estado do Paraná, do Fundo de Ciência e Tecnologia e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, o secretário da Agricultura de Londrina, Gervásio Vieira, o diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, a coordenadora do projeto no Estado do Paraná e gerente da Divisão de Certificação do Tecpar, Tânia Carvalho, e o coordenador do programa em Londrina, Maurício Cursi. Aproximadamente cem pequenos e médios produtores de orgânicos participaram do evento representando o Estado.

O programa vai certificar gratuitamente 300 propriedades do Paraná que cultivam produtos orgânicos. O Tecpar treinou diversas pessoas graduadas nos cursos de agronomia, engenharia de alimentos, engenharia ambiental, biologia e medicina veterinária para formar o núcleo de orgânicos, que será responsável por fazer a avaliação nas propriedades levando em consideração o que deve ser modificado de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e repassá-las ao Tecpar.

O secretário de Agricultura agradeceu a iniciativa de implantação do programa em Londrina: "É fundamental para o Estado a interação da Seti com as universidades estaduais e o Tecpar. Conheço o Tecpar e sei do potencial que tem. É o maior e mais consagrado instituto de pesquisa do país, e talvez, da América Latina".

Com o passar do tempo, o programa será estendido para todos os municípios em que há  universidades estaduais. Segundo a secretária Lygia, o programa vai ajudar os pequenos e médios agricultores a comercializar e valorizar seus produtos: "O Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos será levado para todo o Estado, disponibilizando aos produtores um serviço que jamais foi oferecido gratuitamente".

Aldair Rizzi agradeceu a secretária e a Seti por implantar o programa e, principalmente, pela parceria com as universidades: "Iniciativas como essa representam o desenvolvimento do Paraná e a política que o governo do Estado está desenvolvendo em benefício da população. Com a certificação, os agricultores vão ter mais sustentabilidade e dar credibilidade aos seus produtos".