Presidente do Tecpar recebeu Troféu Paraná de Engenharia 12/12/2012 - 10:26

“É uma grande honra estar num rol de premiados ao lado de dois governadores”. Foi o comentário do diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, ao receber o Troféu Paraná de Engenharia na área de Tecnologia e Inovação, em solenidade ocorrida no fim de semana.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), com referência ao Dia do Engenheiro, comemorado no dia 11 de dezembro. O IEP promove, há 18 anos, a entrega do Troféu Paraná de Engenharia, uma homenagem aos profissionais que se destacaram com serviços e pesquisas nas áreas de estruturas, responsabilidade social, meio ambiente, ensino, transportes, energia, agronomia, arquitetura, tecnologia e inovação e recursos hídricos.

Júlio C. Felix é engenheiro civil e foi apontado como referência na área de tecnologia e inovação, responsável que foi pela elaboração do texto da Lei de Inovação do Paraná, sancionada no último mês de setembro pelo governador Beto Richa, o mais importante legado à ciência e tecnologia do Estado nas últimas décadas. Para ele, ser premiado entre os companheiros de profissão tem muita importância. “Quando observamos hoje os mais diferentes ramos da engenharia, de fato nos surpreendemos, pois nossa profissão encontra-se em praticamente todas as atividades, muitas vezes em temas interdisciplinares, de vez que a fantástica evolução do conhecimento definitivamente rompeu com os limites das disciplinas formais organizadas nos séculos XVIII e XIX. A engenharia está presente em todos os domínios da atividade humana, inclusive no campo social, onde quer que se trate de bens, processos, serviços, sistemas e organizações” – comentou Felix.

Entre os outros premiados pelo IEP estavam os ex-governadores Pedro Viriato Parigot de Souza - In Memorian – e Jaime Lerner, este na categoria arquitetura. O presidente do IEP, Jaime Sunye Neto, diz que “a entrega do Troféu Paraná de Engenharia é o grande momento para a Engenharia no nosso estado. É um demonstrativo de reconhecimento ao trabalho de profissionais em cada uma das áreas de conhecimento e um incentivo para que a divulgação da Engenharia”.