Parceria pode vir a facilitar o acesso de estudantes a produtos orgânicos 24/09/2010 - 19:17




    A formação de uma rede de fornecedores de produtos orgânicos certificados para as escolas estaduais foi um dos temas da reunião realizada nesta quinta-feira (23) entre o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, o prefeito de Bandeirantes, Celso Silva, e o secretário  Municipal da Indústria, do Comércio e Turismo do município, José Roberto Altizani.


    A ideia de criar essa rede surgiu depois que Silva apresentou a Ribas as ações dos lavradores do município que se dedicam à produção de alimentos em estufas – um tipo de cultivo que favorece a produção fora de época, além de proteger as plantações das intempéries climáticas, tais como geadas, ventos fortes, chuvas intensas e granizo.

    De acordo com o prefeito, a cidade tem um grande potencial nesse setor: “Em breve nosso município deve ser considerado um dos maiores cinturões verdes do Paraná, pois aqui em Bandeirantes existem muitas plantações e grande parte delas está em estufas.”

    Já o diretor-presidente do Tecpar considera que muitas outras ações podem ser realizadas em conjunto entre o instituto e a prefeitura. Ribas verificou durante a visita que o setor do vestuário também se encontra em expansão no município e, com isso, sugeriu a participação da cidade no Projeto de Oficinas Volantes para o Setor do Vestuário, um programa social do Tecpar que leva até as profissionais da área a capacitação necessária para a sua atuação na área.

    Diante do interesse do prefeito nas atividades realizadas pelo Tecpar e, consequentemente, na instalação de um escritório regional do instituto em Bandeirantes, Ribas destacou a importância da interiorização das ações do Tecpar. “Depois da nossa conversa com o prefeito de Bandeirantes, identificamos a necessidade da criação de uma agenda de projetos práticos que possam levar o desenvolvimento científico e tecnológico ao norte do Estado. O instituto e as prefeituras têm interesses comuns e, por isso, reforço o nosso desejo de interiorizar cada vez mais as ações do Tecpar”, finalizou o diretor-presidente do instituto.