Parceria do Tecpar com a Ourofino pode aumentar produção de vacina antirrábica 23/05/2013 - 14:24

Reunião com o diretor-presidente do Tecpar, Sr. Julio C. Felix, Sr. Carlos Henrique, da Ourofino Agronegócio e Dra. Mirian Tendler, da Fiocruz e demais funcionários do Tecpar.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) estuda a possibilidade de uma parceria com a empresa Ourofino Agronegócios, com o objetivo de aumentar sua capacidade de envase da vacina antirrábica de uso veterinário, para atender a demanda do Ministério da Saúde. “Essa parceria nos permitirá passar da atual produção de 10 milhões de doses para 20 milhões, já a partir de 2014, podendo chegar até 30 milhões de doses”, explica Julio Salomão, diretor bioindustrial do Tecpar.

Pela parceria, o Tecpar enviaria antígenos da Rhabdocell – Vacina Antirrábica Inativada para Cães e Gatos -  para a Ourofino em um container (bulk), para esta finalizar o processo de envase, que será submetido ao Ministério da Agricultura, responsável pelo controle de imunobiológicos.  Essa terceirização do envase vai permitir, segundo Salomão, que o Tecpar reorganize sua área de produção.

“Esse contrato com a Ourofino representará um salto de qualidade, porque possibilitará ao instituto a reorganização de sua planta de produção. Estamos adquirindo novos equipamentos da Itália para a produção de água (WFI – water for injection) e vapor. Vamos investir na reforma e ampliação da área de produção e, ao mesmo tempo, resolver esse gargalo atual da capacidade de envase  e atender a solicitação do ministério para as campanhas nacionais de vacinação“, explica o diretor do Tecpar.

De acordo com ele, o Tecpar poderá ampliar a produção de antígenos e, ao mesmo tempo, investir na reforma e aumento da capacidade de envase, para atingir a meta prevista de 30 milhões de doses a serem fornecidas ao governo federal.

Mão dupla – A parceria prevê também que o Tecpar forneça os antígenos da vacina antirrábica para animais herbívoros de grande porte (cavalos e vacas) para a Ourofino. Uma das maiores empresas produtoras de medicamentos imunobiológicos na área veterinária, a Ourofino pretende adquirir 15 milhões de doses da vacina para herbívoros e mais dois milhões para animais de pequeno porte para comercialização.

O contrato com a Ourofino também deve envolver pequenos projetos, como controle de qualidade de equipamentos da empresa. A fábrica, localizada na rodovia Anhanguera, entre os municípios de Ribeirão Preto e Cravinhos, no estado de São Paulo, é 100% nacional e atende a todas as normas nacionais e às principais normas internacionais de certificação.