Palestra ensina técnicas de apresentação de trabalhos 02/08/2011 - 12:48


    Fazer um planejamento da apresentação de um trabalho em papel antes de passar para o computador e dominar o conteúdo que será apresentado de forma que, se os recursos audiovisuais falharem, a palestra ainda possa ser feita foram algumas das dicas passadas aos participantes do curso “Comunicações técnico-científicas” ministrado pelo Dr. Eng. Milton Pires Ramos no dia 29 de julho, no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

    A palestra detalhou os diferentes tipos de apresentação de trabalhos e as maneiras de se preparar e de organizar e transmitir o conteúdo a fim de atender às expectativas do público. O palestrante é pesquisador do Centro de Engenharia de Sistemas Inteligentes do Tecpar e também integrante do seu Comitê Técnico-Científico, que vem promovendo cursos na instituição com a finalidade de formar pesquisadores.

    Em sua palestra, Ramos afirmou que a tensão é algo normal até para o mais experiente dos palestrantes, mas existem técnicas para evitar que ela prejudique a exposição. Segundo ele, a prática é a melhor maneira de a pessoa se tornar uma boa oradora. “Falar em público sempre que se tiver a oportunidade e, quando se deparar com a necessidade de fazer uma apresentação, treinar várias vezes em voz alta são dois pontos que eu considero fundamentais”, disse ele.

    Ramos também destacou a importância de conhecer o público, manter postura adequada, falar de frente e olhando para o público e evitar tanto excessos de brincadeiras como aprofundamento em temas irrelevantes. “É preciso ter sempre em mente que a apresentação de um trabalho é uma síntese do que foi pesquisado ou está sendo discutido. Não é possível passar toda a informação, é necessário se apegar aos pontos mais relevantes e dar ênfase ao principal”, disse ele, acrescentando que a estratégia de citar exemplos também ajuda a aumentar a compreensão do tema.

    Além do domínio do conteúdo, Ramos disse considerar importante também que o orador conheça bem os recursos técnicos disponíveis como: microfone, computador, software, laser point e projetor, de forma que aproveite ao máximo os equipamentos e corrija possíveis falhas de operação.

    Boa parte da palestra foi dedicada ao formato ideal de organização de slides em apresentações que contam com projeções. Uma das diversas dicas passadas pelo palestrante é de que os slides devem ter fundo claro contendo no máximo cinco elementos informativos para não sobrecarregar a compreensão. Outra é o uso de diferentes cores de fonte para destacar palavras-chave.

    As animações, segundo ele, podem ser usadas, mas com cautela para que não desviem a atenção do público. Na opinião do palestrante, animações interessantes são aquelas que têm algum significado no contexto da apresentação. Ele citou exemplos de animações de troca de slides que ajudam a ilustrar uma sequência de tempo ou os caminhos que a apresentação está percorrendo.


    Milton Pires Ramos é engenheiro eletrônico (UTFPR, 1984), especialista em Tecnologia de Sensores (UFPR/Departamento de Física, 2007) e doutor em Controle de Sistemas (UTC/França, 2000). Atua há 24 anos no Tecpar, à frente dos projetos de P&D em Inteligência Artificial desde 1990. Também apoia a formação de pesquisadores no instituto com a realização do Curso de Redação Científica.