Palestra de vice-presidente da Gartner abordou tecnologias para a educação 04/06/2013 - 13:19

Diretor-presidente do Tecpar Júlio Felix.
A definição de estratégias educacionais, o alinhamento com tecnologias que realmente ajudem alunos e professores e o papel da Tecnologia de Informação (TI) no planejamento de uma empresa de educação foram alguns dos temas abordados na palestra proferida por Jan-Martin Lowendahl, vice-presidente de pesquisas da empresa Gartner, na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O evento foi de grande importância, segundo o diretor-presidente do instituto, Julio C. Felix, porque envolve o desenvolvimento do programa Tecpar Educação e a implantação da Universidade Virtual do Paraná.

Jan-Martin Lowendahl, vice-presidente de pesquisas da empresa Gartner.A Gartner é a maior empresa mundial em pesquisa e aconselhamento na área de TI, com cerca de 1.200 analistas e consultores espalhados pelo mundo. “Com seu assessoramento temos os elementos para tomar decisões, seja em conteúdo, tecnologia e metolologia”, comentou o diretor-presidente. Segundo Felix, “o objetivo desse encontro foi o de ter acesso a essas informações essenciais, já que o Tecpar e a Secretaria de Estado de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia buscam o que há de melhor em educação a distância no mundo para esses dois programas”.

Para o gerente do Centro de Informação e Estudos Estratégicos do Tecpar, Rogério Moreira de Oliveira, o evento foi de grande importância por indicar as tendências mais recentes em tecnologia para a educação. O encontro reuniu diretores e funcionários do Tecpar, gerentes da área de informática e assessores da Secretaria.

Fundada em 1979, a Gartner atende cerca de 13.200 clientes em mais de 85 países. Das 100 maiores empresas mundiais, 75% são clientes da Gartner. O vice-presidente Jan-Martin Lowendahl (Ph.D) atua principalmente na área de governança em educação superior, estratégias e tendências. Na palestra, ele discorreu ainda sobre como a tecnologia pode ajudar a atrair e reter os melhores talentos do mercado; no que as organizações mundiais de educação estão trabalhando em termos de estratégia para crescimento sustentável; quais os principais desafios em termos de tecnologia que essas organizações estão tratando. Jan-Martin apresentou ainda casos de sucesso envolvendo instituições de educação com ênfase em Educação a Distância.