Onze apresentações marcaram o término do Seminário Interno de Integração Técnico-Científica 06/08/2010 - 18:18

Encerram-se nesta sexta-feira (6), na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), na Cidade Industrial de Curitiba, as apresentações do Seminário Interno de Integração Técnico-Científica. O evento, promovido e realizado pelo comitê científico do instituto, teve como objetivo a promoção da integração entre os pesquisadores de diferentes áreas de atuação, visando favorecer a troca de informações e de conhecimento acerca dos projetos de P&D desenvolvidos no Tecpar.


Durante três dias de rodadas de apresentações, que receberam o nome de Sessões Técnicas, foram divulgados os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de atuação do instituto que foram selecionados pela banca examinadora do comitê.


Para o diretor técnico do Tecpar, Bill Jorge Costa, o evento cumpriu com o seu principal objetivo, que foi promover uma maior integração entre os setores da instituição. “Eu me surpreendi positivamente com o seminário, primeiro ao ver a adesão dos nossos pesquisadores, que responderam ao convite e participaram de todas as apresentações, e, em segundo lugar, com os projetos expostos, que, diferentemente dos que são apresentados em eventos acadêmicos, se mostram úteis e de aplicação imediata. Pretendemos fazer outras edições do seminário e abrir espaço para a apresentação de mais projetos, já que neste primeiro, por causa do tempo, tivemos de fazer uma seleção”, ressaltou Costa.

O último dia do evento se iniciou com as apresentações dos projetos que compuseram a Sessão Técnica VII. A primeira equipe a se apresentar foi a responsável pelo projeto Infotib -Sistema de Informação sobre Serviços Tecnológicos. O projeto, que objetiva disponibilizar às empresas uma fonte de informações que permita localizar as instituições e os serviços tecnológicos oferecidos por estas, vai contribuir para o desenvolvimento das empresas que precisam estar atentas às mudanças e inovações do mercado.

Na sequência, os participantes acompanharam as apresentações de mais três projetos. Dentre eles, o de neutralização da glicerina bruta obtida pela transformação dos óleos de crambe, cartamo e soja, que visa, entre outras coisas, o tratamento da glicemia obtida durante a produção de biodiesel, para que esta possa ter uma destinação adequada e, com isso, contribuir para a diminuição da geração de passivos ambientais. Essa glicemia tratada pode vir a ser empregada em indústrias de cosméticos, higiene pessoal, alimentos, medicamentos e fumo.

No período da tarde, os participantes conheceram os últimos projetos que compuseram a lista dos 36 selecionados para o evento. São eles: Estudo de estabilidade da concentração de formaldeído em extrato aquoso, procedente da emissão por painéis de madeira através de espectrofotometria de absorção molecular; Ensaios de atividade metanogênica; Avaliação da conformidade de produtos oriundos da agroindústria familiar; Implantação de um método multiclasses para a determinação de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos por cromatografia a líquido (espectrometria de massas sequencial); Amostragem de forrageiras para análise bromatológica; Dimensionamento de profissionais de enfermagem para o serviço de saúde ocupacional de uma empresa estatal; e Método semiautomático de documentação para código-fonte produzido por pequenas equipes de desenvolvimento de software.