Oficina Volante em Palmas 16/07/2009 - 00:00

 

Com o objetivo de fortalecer a competitividade do setor de confecção paranaense e melhorar a qualidade e a produtividade das micro-oficinas residenciais e das micro e pequenas empresas do setor de vestuário, a Oficina Volante de Inclusão Sócio-Tecnológica vai estar na cidade de Palmas, no Sudoeste do Paraná, de 20 a 31 de julho. O projeto é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A Oficina vai orientar, em Palmas, cerca de 50 costureiras selecionadas, que vão receber informações teóricas e práticas por meio dinâmico para melhorar os produtos por elas fabricados. Além disso, vão ter aulas de ginástica laboral – para reduzir problemas de saúde consequentes de movimentos repetitivos – e informações sobre ergonomia.

O diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, ressalta a importância do projeto e do público a que ele atende: "A Oficina Volante, além de ser inovadora, é um estímulo para as costureiras, pois leva até elas tecnologia e técnica, além de se concentrar na real necessidade dessa classe social, que nunca recebe apoio".

A Oficina Volante, que já atendeu cerca de 500 pessoas na região de Pato Branco (PR), tem sido alvo constante de outras cidades, como é o caso de Palmas, para onde vai a convite da prefeita, Joana D'Arc Franco de Araújo. Devido à grande demanda, o Tecpar e a Seti têm um projeto para disponibilizar mais duas unidades em 2010 a fim de atender a outros municípios do Paraná.