Nova parceria, nova produção 26/12/2006 - 00:00

Na quarta-feira, dia 20, o diretor-presidente do Tecpar, Mariano de Matos Macedo, esteve em Brasília para assinar o Acordo de Cooperação Técnico-Científica para Implementação da Produção de Kits nat hiv-hcv e fornecimento à Hemorrede Brasileira, junto ao Ministério da Saúde, Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras).

No dia 14, a diretoria da Bio-Manguinhos e a presidência da Hemobras estiveram no Tecpar para visitar as obras do novo laboratório onde será feita a produção dos kits de teste e diagnóstico de controle e qualidade do sangue e formalizar a parceria.

O teste vai identificar no RNA do sangue o vírus HIV e o HCV (Hepatite C), assim, trazendo maior segurança e diminuindo os casos de contaminação por transfusão.

Com a produção nacional de produtos usados para o exame, o Ministério da Saúde espera reduzir para 12 dias, no caso do HIV, a janela imunológica – período que abrange a entrada do vírus no organismo até a constatação nos testes –, estimada hoje em 22 dias. No caso da hepatite C, a redução será de 70 para 22 dias.