Missão paranaense conhece tecnologia japonesa de eficiência energética 05/02/2013 - 13:55


Uma nova cooperação entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Japan International Cooperation Agency (Jica) pode estar sendo alinhavada na visita que uma comitiva paranaense faz ao Japão, para, entre outros assuntos, a apresentação das potencialidades do Paraná a empresários japoneses. Entre os integrantes da delegação estão o secretário Alípio Leal, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e o presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, que vê a possibilidade de tratar de nova cooperação com os japoneses, agora na área de Smart Energy. O convite para a visita foi pelo governo japonês e pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná.

Na programação da viagem a missão paranaense assistiu, em Tóquio, à apresentação do Programa Energético do Japão, pelo Departamento de Recursos Energéticos do Japão (METI - Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão). Em Toyota City (Província de Aichi), houve a apresentação sobre os processos de eficiência energética norteados no município, seguida de uma visita à Smart Community e uma troca de informações e ideias entre os participantes da missão brasileira, empresas e governo japoneses.

Em Kobe, o Governo da Província de Hyogo apresentou as medidas adotadas no setor energético visando à atenuação do aquecimento global (low carbon society), enquanto a prefeitura local explanou sobre programas e ações voltados à promoção do consumo/produção eficiente de energia e preservação do meio ambiente.

Os integrantes da delegação também estiveram na ENEX 2013: Smart Energy Japan 2013, a feira de smart energy que gerou discussão sobre as metas na introdução da tecnologia japonesa de eficiência energética no Brasil.

Smart Energy Paraná

O programa Smart Energy Paraná é um projeto amplo de governo estadual para impulsionar a matriz de energias inteligentes do Paraná. O programa objetiva colocar o Estado, estrategicamente, em um período de dez anos, em posição competitiva mundial com relação à geração distribuída renovável interconectada a redes inteligentes. Promove os ativos paranaenses para a obtenção de recursos e competências e ordena objetivos de projetos institucionais e multi-institucionais, de forma a que, coordenados, contribuam pela soma e troca de suas experiências e resultados.

O Tecpar foi designado para a governança do novo programa, por já possuir projetos institucionais em curso, como a Plataforma de Tecnologias Inteligentes, projeto de uma plataforma tecnológica para redes inteligentes e geração distribuída de energias renováveis, visando, entre outras metas, a experimentação tecnológica e a homologação/certificação de produtos e processos.

Jica

Uma possível parceria entre o Tecpar e a Jica não seria novidade. Em outubro de 1980 o Estado do Paraná assinou com o governo japonês, por meio da agência de cooperação internacional japonesa, um termo de cooperação para implantar no Tecpar um centro de apoio ao desenvolvimento tecnológico das pequenas e médias indústrias paranaenses ligadas inicialmente aos setores de metalmecânica e eletroeletrônica. Os japoneses forneceram equipamentos sem similares nacionais, bem como especialistas e treinamento. A construção do centro e contratação de técnicos para trabalhar no projeto foi a contrapartida paranaense, resultando, com posteriores ampliações, no que é hoje a sede principal do instituto, na Cidade Industrial de Curitiba.