Missão belga pode gerar parcerias ao Paraná 10/05/2013 - 17:34


“Um mercado importante, com possibilidade de haver grandes oportunidades para o setor empresarial paranaense, em especial nas áreas agroalimentar e de saúde”. Este o comentário do diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, sobre a reunião da qual participou, com uma missão belga presente a Curitiba.

O encontro ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), no auditório do Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empredendorismo do Paraná (Cietep). Estiveram presentes instituições representantes de universidade, empresas e governo, apresentando oportunidades de cooperação às áreas acadêmica e empresarial, com conotação especial para o setor agro-alimentar, que é muito forte na região de Valônia, sul da Bélgica, de onde veio a missão.

De acordo com Felix, o encontro com a delegação belga foi muito importante, pois ser “cada vez maior o interesse do Tecpar especificamente em ampliar relações de parceria em soluções tecnológicas e produção industrial em biotecnológicos”. Boa parte das empresas belgas ali representadas já estão se instalando no Brasil, principalmente no Paraná, onde já existe um escritório específico da região de Valônia.