Ministro vem ao Tecpar 12/12/2007 - 00:00

O ministro Hadil Fontes da Rocha Vianna, diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Ministério das Relações Exteriores, vem nesta quarta (12) ao Tecpar, para conhecer a instituição e dar início a um processo de parceria entre o Itamaraty e o Estado do Paraná, na busca por acordos internacionais para o desenvolvimento de tecnologias. O ministro participou da reunião da Escola de Governo ontem, no Museu Oscar Niemeyer, e cumpre uma agenda de visitas nesses dois dias. Hoje, ele vai visitar os laboratórios do Lactec, do Simepar e do Tecpar.

 

O encontro, articulado pelo Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepar) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é o primeiro no Brasil na tentativa de estreitar os laços de cooperação e intercâmbio com os países que já são parceiros e estabelecer novos mecanismos para atrair a atenção para a inovação tecnológica desenvolvida no país.

Segundo o ministro Hadil, a elaboração de uma política externa em Ciência, Tecnologia e Informação foi desenvolvida pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com os demais Ministérios, governos estaduais e unidades de pesquisa e desenvolvimento. "Esse conhecimento se revela muito importante na nossa estratégia de cooperação internacional, que é a escolha de parceiros e identificação de necessidades nacionais. Nós precisamos, para isso, conhecer os elementos que formam essa estrutura, pra mostrar aos outros países do que nós dispomos para cooperar de uma maneira eficaz", explicou.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, vê o encontro como um instrumento fundamental para a elaboração de uma política de fortalecimento das parcerias internacionais. "Nós vamos apresentar a estrutura da secretaria e explicar como o Governo do Estado analisa a questão da ciência e tecnologia. A partir disso podemos ter a perspectiva de que se abram possibilidades de intercâmbios com instituições de outros países", disse. De acordo com ela, é importante conhecer todos os detalhes do programa do Governo Federal em relação ao desenvolvimento tecnológico para melhorar os trabalhos em conjunto e estreitar as relações de países como os do Mercosul.
O diretor-geral do DCT do Itamaraty apresentou o que o seu departamento pode disponibilizar para a comunidade paranaense e está visitando os principais centros de desenvolvimento de pesquisa tecnológica.

 

Serviço: Visita do diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia do MRE a Curitiba
Dia 12: das 9 às 12h visita ao Lactec e das 14h30 às 17h30 visita ao Tecpar e Simepar

 

 

 

 

 

 

 

AI/notas/Hadil agência de notícias/seti/juh 12/12/2007