Londrina e Maringá serão sede do lançamento do Programa Paranaense de Certificação para Produtos Orgânicos 03/12/2009 - 00:00

 

No próximo dia 10 dezembro os municípios de Londrina e Maringá serão sede do lançamento oficial do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) por meio das universidades estaduais do Estado do Paraná e do Fundo de Ciência e Tecnologia.

O programa visa certificar gratuitamente 300 propriedades do Paraná que cultivam produtos orgânicos. O órgão que vai fazer todas as avaliações nos locais decretados será o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Aproximadamente 2.500 pessoas formadas nas universidades do Estado em cursos de agronomia, engenharia de alimentos, engenharia ambiental, biologia e medicina veterinária foram treinadas para auditoria em certificação e tiveram um curso de noções básicas de agricultura orgânica patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar). Essas pessoas formam o núcleo de orgânicos, que fará a avaliação nas propriedades levando em consideração o que deve ser modificado de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O parecer delas será repassado ao Tecpar, que vai avaliar e notificar quais adequações devem ser feitas nos terrenos, no solo e no produto.

O programa com o decorrer do tempo será estendido para todos os municípios em que há  universidades estaduais. O diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, ressaltou a importância do projeto. "A certificação representa um avanço, difundindo o consumo de produtos saudáveis e garantindo aos produtores orgânicos uma renda mensal por meio de um produto diferenciado no mercado. O Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais, é uma importante política do governo do Estado do Paraná na busca da melhoria de qualidade de vida da população."

A gerente da Divisão de Certificação do Tecpar, Tânia Menezes, destacou que o apoio das universidades serviu para estender a certificação por todo o Estado e valorizar a importancia dessa iniciativa. Após a certificação os produtos vão receber a autorização de usar o selo Tecpar Cert um sinônimo de qualidade e segurança ao consumidor.