Lei de Inovação é tratada no último dia do Fórum de Ciência e Tecnologia 23/11/2004 - 00:00

19 de novembro de 2004

 

Ciência e Tecnologia

A Lei de Inovação aprovada semana passada no Congresso Nacional foi um dos principais temas de debate no último dia do Fórum Nacional de Ciência Tecnologia, que reúne secretários estaduais de todo o país. O secretário de Política de Informática e Tecnologia, do Ministério de Ciência e Tecnologia, Francelino Grando, explicou que a Lei vai regularizar o trabalho de pesquisadores e Instituições Científicas Tecnológicas (ICTs), junto ao setor produtivo.
O processo permitirá que as instituições e pesquisadores sejam remunerados e possam compartilhar seus laboratórios, equipamentos, instrumentos, materiais e demais instalações com microempresas e empresas de pequeno porte em atividades voltadas à inovação tecnológica. Entre vários outros temas, o secretario geral da 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Aragão, explicou como deve ocorrer o evento que deve acontecer em outubro do ano que vem em Brasília. Para a realização desta Conferencia é necessário que aconteçam os seminários e conferencias, regionais e estaduais, entre os meses de março e julho de 2005.
Aragão projeta levar para o evento a participação dos ministérios da Saúde, Minas e Energia e Indústria Comércio, com o objetivo de promover um debate mais amplo. Estarão participando da conferência, o setor acadêmico, empresarial e público. Os temas para discussão são: Geração de riquezas, inclusão social, áreas de interesse nacional, presença internacional e gestão e regulamentação de conhecimentos produzidos.
Sobre a inclusão social, Rodrigo Rollemberg, secretario para Inclusão Social falou das ações práticas sobre os projetos de governo para a inclusão digital, difusão e popularização da ciência, o Centro vocacional tecnológico, segurança alimentar e nutricional e por último arranjos produtivos locais.