Laboratórios já podem fazer parte de cadastro nacional 01/08/2008 - 00:00

Projeto apoiado pelo MCT vai mapear o parque industrial brasileiro e identificar oferta e demanda por serviços metrológicos.


Laboratórios de todo o país já podem fazer parte do projeto que vai mapear o parque industrial brasileiro e identificar a oferta e a demanda de serviços laboratoriais dos setores de química, farmácia, materiais plásticos, bens de capital, máquinas e equipamentos, biocombustíveis e agronegócio. Uma das vantagens de participar do projeto é a divulgação dos serviços prestados pelos laboratórios em um banco de dados único e de acesso nacional.

O projeto Estudo da Oferta e da Demanda por Serviços Laboratoriais de Ensaios e Calibração é coordenado pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

As redes metrológicas estaduais vão auxiliar no mapeamento dos laboratórios em todo o território nacional e verificar a consistência das informações preenchidas por meio dos formulários eletrônicos. A pesquisa faz parte do Projeto Escola Nacional de Tecnologia Industrial Básica (Entib) e conta com o apoio da Finep.

Além do estudo da demanda, está contemplado no projeto o estudo da oferta, que tem como objetivo mapear, em todo o território nacional, os serviços (infra-estrutura laboratorial) prestados por instituições públicas ou privadas à indústria.


Paraná Metrologia

A Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios é responsável pelo cadastramento das instituições localizadas nos estados de Santa Catarina e Paraná. Os interessados em participar do projeto de mapeamento de laboratórios devem preencher o formulário no site da Paraná Metrologia.


Fonte: Paraná Metrologia

Andrea Côrtes

Jornalista Responsável

(41) 8862-0145