Laboratório de Microbiologia e Toxicologia do Tecpar recebe reconhecimento de órgão ambiental de Santa Catarina 27/11/2014 - 15:31

 

O Laboratório de Microbiologia e Toxicologia do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu o mais novo reconhecimento para a realização de análises microbiológicas de amostras de águas e efluentes, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). O certificado passa a ser exigido a partir de 2015 e, com ele, o laboratório pode continuar a atender ao mercado catarinense.

De acordo com Carmen Higaskino, técnica do laboratório, o mercado catarinense é importante para a unidade, tendo em vista que um só cliente, uma multinacional que atua na área de tecnologia ambiental, já é atendida pelo laboratório há cinco anos e já teve mais de 1,3 mil amostras realizadas – por semana envia ao laboratório no mínimo três amostras para análises. “Além de mantermos clientes como esse, o reconhecimento da Fatma abre portas para outras soluções tecnológicas do Tecpar, tanto em Santa Catarina quanto em outros estados”, avalia Carmen.

O reconhecimento da Fatma se junta a outros credenciamentos que o Laboratório de Microbiologia e Toxicologia já tem. O laboratório tem cadastro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para realizar análises de inoculantes biológicos e fertilizantes orgânicos. No Inmetro, o laboratório tem credencial para análises de amostras das matrizes de água, alimentos e produtos médico-odonto-hospitalares. Na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por sua vez, o laboratório é credenciado na matriz de águas e alimentos.

Soluções tecnológicas

O Laboratório de Microbiologia e Toxicologia faz parte do Centro de Ensaios Tecnológicos (Cetec), que reúne unidades prestadoras de soluções tecnológicas do Tecpar nas áreas de alimentos e medicamentos, agroquímica, metalmecânica, tecnologias ambientais e agronômicas, e de tecnologia de materiais.