Inteligência Artificial ao alcance do trabalhador rural (28/4/2010) 28/04/2010 - 00:00

 

Desenvolver um jogo para qualificar trabalhadores de propriedades leiteiras foi o objetivo de pesquisadores da Divisão de Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Com essa ideia em mente, eles criaram um mecanismo educativo para ser usado por produtores jovens e adultos em qualquer ambiente, desde a escola até grandes propriedades rurais. A iniciativa, que virou projeto e ganhou apoio da Fundação Araucária, visa, por meio do entretenimento e da interatividade, à disseminação e à popularização de informações sobre boas práticas na produção de leite. "Com informações do dia-a-dia desses profissionais, os jogos sérios (serious games) vão contribuir para a divulgação de normas e procedimentos e, principalmente, para a qualificação dos trabalhadores de propriedades leiteiras, já que, de maneira lúdica, eles terão acesso a normas utilizadas pelo setor", afirma o pesquisador da Divisão de Inteligência Artificial do Tecpar Bruno Campagnolo de Paula. Para o produtor Egon Krüger, o jogo dá dicas importantes e servirá para treinar novos funcionários, por exemplo. "É bem didático e fácil de jogar; identifica pontos que exigem uma ação", comentou Krüger depois de conhecer o jogo.


O projeto ainda está em teste, mas, quando os jogos estiverem prontos, não terão custo nenhum, já que fazem parte dos jogos livres, que são disponibilizados à população. Para entender melhor: esses jogos vão funcionar como os softwares livres. A população vai poder baixá-los sem ter preocupação com gasto. O primeiro game da série, o "Galaxis Farm", já esta disponível para download, inicialmente numa versão preliminar. Quem tiver interesse em baixar o dispositivo deve acessar o site http://galaxisfarm.com.

Nessa versão os jogadores vão passar por situações rotineiras de uma propriedade rural. Eles ainda podem gerenciar e executar tarefas de uma fazenda interativa, onde é possível lidar com questões relacionadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, sem deixar de lado os assuntos ligados ao meio ambiente, tais como cuidados com a mata ciliar, reserva legal, destinação de carcaças e tratamento de dejetos.

Aprovado pela coordenação do VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – Construindo Novas Trilhas, que acontecerá no próximo dia 6 de maio, em Salvador, Bruno Campagnolo de Paula ganhou 20 minutos para apresentar o jogo na Mostra de Jogos do evento. Os pesquisadores da divisão já definiram o próximo jogo a ser desenvolvido: será destinado à difusão dos conceitos de boas práticas agropecuárias, com foco na segurança do alimento.

Mais detalhes sobre os projetos de desenvolvimento de jogos podem ser obtidos pelo telefone (41) 3316-3046 ou no site: http://galaxisfarm.com.