Intec promove seminário sobre comunicação 29/07/2011 - 14:29


     A Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec) do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promoveu o IV Workshop Intec: Comunicação em Tempo de Empresas Inovadoras, realizado nesta quinta-feira (28). O evento discutiu a importância da comunicação no desenvolvimento e planejamento de marketing em empresas de inovação.


    Diferente das edições anteriores, esse workshop foi apresentado no formato talk show e contou com a participação do publicitário e professor da Universidade Tuiuti do Paraná Randy Washwall, do coordenador do curso de pós-graduação em Marketing do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae), Douglas Zela, e do sócio-diretor da empresa Cinq Technologies Carlos Jayme e teve a mediação da jornalista e colunista da Band News e do Jornale Mirian Gasparin.

    Com experiência de mais de três décadas como jornalista especializada em economia, Mirian Gasparin disse na abertura do evento que viu o desenvolvimento das empresas enfrentando diferentes cenários e comentou sobre a necessidade destas de divulgar seus produtos e serviços. “Num mundo globalizado, comunicação é fundamental”, afirmou, destacando a importância de estabelecer um bom relacionamento com a imprensa.

    Carlos Jayme, da Cinq Technologies, destacou que é preciso investir em comunicação interna, para que os funcionários conheçam a forma de atuação da empresa e as linhas estratégicas, e em comunicação externa, divulgando ao mercado o que a empresa está fazendo. “Isso é fundamental. Sei que muitos pequenos empresários temem a divulgação por medo da concorrência, e existe o risco, mas o benefício da comunicação é muito maior”, disse, enfatizando a necessidade de ações de marketing para o sucesso da empresa.

INTERNET – Douglas Zela também reforçou a necessidade de a empresa estabelecer uma boa comunicação com o mercado, lembrando que os materiais de divulgação devem ser bem-feitos. “A internet tem ferramentas que ensinam a divulgar, mas não é permitido criar um blog, por exemplo, que apresente erros de português”, ressaltou. Zela falou também sobre a velocidade de como ideias se propagam na internet, citando as redes sociais como uma importante ferramenta para posicionamento de produtos no mercado. “São mídias de grande impacto, que dão voz ao indivíduo, mas as mídias de massa, como a TV e o rádio, ainda têm maior alcance. Estamos numa fase de transição”, disse.

    O meio mais eficaz de divulgar, dúvida de muitos empreendedores presentes, depende da necessidade da empresa e do produto. “É preciso estudar e descobrir o meio mais adequado. Cada caso é um caso”, explicou Zela.

    Procurar as agências de comunicação e marketing experimentais, disponíveis aos novos ou pequenos empresários nas universidades, foi uma das ideias apresentadas pelo professor Randy Washwall para promover as empresas. “Os alunos são orientados pelos professores e fazem um bom trabalho, pois é uma porta para eles entrarem no mercado. O custo é muito baixo, cerca de 20% do que é cobrado no mercado.”

    Necessidade de checar as informações disponíveis na internet antes de publicá-las; ser criativo também em comunicação; aproveitar os momentos de crise para refletir sobre estratégias para divulgar produtos e serviços; contratar assessoria de imprensa, que tem custo inferior ao das campanhas publicitárias, por exemplo, para posicionar a empresa no mercado; produzir conteúdo de qualidade para gerar fatos e para possibilitar que a marca seja divulgada; dedicar uma parte do tempo à comunicação, para pensar no que é preciso fazer para tornar a empresa conhecida foram alguns exemplos de ações citadas pelo grupo de especialistas durante o workshop, que, de acordo com o gerente da Intec, Jorge Takeda, foi muito produtivo.