Intec incuba mais duas empresas 20/01/2010 - 00:00

Na última quarta-feira (20), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec) incubaram mais duas empresas: a OGG Simulação Empresarial e a Pase Hidrometria.

Reuniram-se para formalizar o processo o diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, o gerente da Intec, Júlio Felix, os sócios da Pase, Ricardo Spancerski e Cassio Della Pasqua, e os sócios da OGG, Gustavo Abib e Elaine Cristina.

A Pase Hidrometria é a primeira empresa nacional a fabricar equipamentos para monitoramento de águas subterrâneas e controle e automação de poços "artesianos" e redes de abastecimento. Com a incubação a empresa vai desenvolver novos sensores e softwares que ofereçam uma ampla gama de soluções na área de monitoramento e homologação dos medidores de vazão ultrassônicos. O principal produto é o Hidrobox – o menor equipamento compacto já existente no mercado e de uso prático e fácil para medir a vazão por meio de ultrassom e para monitorar o nível da água em grandes profundidades por meio de sensores de fabricação própria. Além disso, o Hidrobox  acompanha a pressão atmosférica, temperatura ambiente, temperatura do líquido e consumo de energia e aciona bombas e válvulas que podem estar presentes no processo de abastecimento. O usuário tem acesso às informações minuto a minuto no próprio equipamento ou também via satélite, celular ou rádio. A tecnologia vai auxiliar na diminuição substancial de impactos ambientais.

Já a empresa OGG Simulação Empresarial – cuja incubação será não residente – cria soluções inovadoras de ensino para cursos de graduação, pós-graduação e treinamentos executivos por simuladores via internet. Com a incubação, a empresa vai desenvolver simuladores específicos de comércio exterior para capacitar as empresas a atuar no mercado internacional. O recurso pode ser utilizado em cursos presenciais, a distância ou mistos. Além do suporte oferecido, a OGG fornece manuais, relatórios de controle e material lúdico.

Segundo Aldair Rizzi, ambas as empresas trabalham com um produto diferente e que atende especificamente às necessidades do mercado brasileiro. "São grandes inovações que vão se aprimorar e ajudar o Brasil a crescer. Isso é um quesito importante para a competitividade no mercado exterior. Ambas as empresas estão de parabéns", ressaltou.