Incubadora do Tecpar abre vagas em Curitiba e começa atividades também em Jacarezinho 16/01/2013 - 11:43


A Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), que funciona no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), lançou edital de incubação para empresas que buscam apoio ao desenvolvimento de projetos/negócios tecnológicos inovadores. O edital prevê a realização de quatro chamadas para este ano de 2013, previstas para os meses de fevereiro, maio, agosto e novembro.

A Intec é incubadora pioneira no Paraná e considerada uma das melhores do Brasil e oferece dez vagas para a modalidade de incubação não residente, ou seja, a empresa não fica instalada dentro das dependências da Intec/Tecpar, mas conta com todo o apoio técnico, jurídico e administrativo que teria se lá estivesse. A modalidade de incubação residente fica condicionada à abertura de vagas pela graduação de empresas já incubadas.

Os cinco critérios principais para pleitear uma vaga são: inovação (desenvolvimento de produto novo, complementar a algum existente, nacionalização de tecnologias ou desenvolvimento de similar), disposição de capital mínimo para investimento inicial, plano de negócios desenvolvido, equipe com formação em áreas complementares e, ainda, é importante que a empresa já tenha alguma iniciativa preliminar – no caso de produto, seria um protótipo ou uma requisição de patente.

Os interessados devem apresentar proposta preferencialmente por pessoa jurídica. É permitida a apresentação por pessoa física, entretanto, caso o empreendimentos seja selecionado, deverá ser constituída uma empresa para a assinatura do contrato de incubação.

Primeiros em Jacarezinho

Começa a funcionar neste ano outra incubadora ligada ao instituto. Fica na cidade de Jacarezinho, no Parque Tecnológico do Norte Pioneiro. O parque foi constituído no município e deverá ser expandido gradualmente por toda a região, com leis de incentivo à inovação e apoio das diversas instituições públicas e privadas envolvidas.

No primeiro edital de arregimentação de incubadas, são oferecidas seis vagas para empresas de base tecnológica para incubação residente e outras seis para não-residentes. Serão três chamadas, nos meses de março, julho e novembro e os critérios de seleção e avaliação serão os mesmos já praticados na sede de Curitiba.

Informações complementares sobre critérios de participação, formato de entrega das propostas e prazos das duas incubadoras podem ser obtidas nos dois editais, que se encontram publicados no site da Intec: http://intec.tecpar.br.