Incubadora Tecnológica de Curitiba comemora 20 anos 19/05/2009 - 00:00

 

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, se destaca com a revitalização da Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec) por meio do desenvolvimento de uma política tecnológica abrangente, obtendo destaque nacional e internacional ao promover feiras de inovação, realizar parcerias com outras entidades de apoio ao empreendedorismo e instituições de ensino e firmar termos de cooperação com organismos internacionais. Com isso, posiciona o Paraná como um dos principais estados da federação a incentivar pequenos e médios empresários em iniciativas inovadoras e a criar um ambiente favorável à pesquisa tecnológica.

A Incubadora Tecnológica de Curitiba celebra, nestas duas décadas de atividade, o apoio inicial a 78 empresas, sendo que 40 delas se graduaram e, destas, 27 se tornaram atuantes no mercado, proporcionando a criação de centenas de empregos diretos e indiretos, o incentivo à consolidação do Estado do Paraná como polo de tecnologia e, principalmente, a difusão de uma cultura de inovação entre os jovens empreendedores paranaenses.

A incubadora é um ambiente dotado de capacidade técnica, gerencial e administrativa e de infraestrutura para amparar o pequeno empreendedor. Ela disponibiliza espaço apropriado e condições efetivas para abrigar ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso.

Durante determinado período, normalmente de dois anos, os empreendedores recebem consultoria técnica em geral, além de design e elaboração de projetos, apoio administrativo, jurídico, da qualidade e de marketing, de venda e de contabilidade. Elas também contam com toda a infraestrutura necessária para o trabalho, como laboratórios e sistemas de informática, além de telefone, computadores e pessoal de apoio. Ao final desse período, a empresa sai da incubação pronta para atuar no mercado com eficiência e competitividade.

Segundo o presidente do Tecpar e ex-secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Tarcisio Rizzi, o público-alvo da Intec é formado por empresários ou estudantes interessados em empreender um novo negócio de base tecnológica. “Atualmente estamos com onze empresas incubadas, sendo nove residentes e duas não residentes. A mais nova empresa incubada é a Iluflex, com um projeto de um interruptor sem fio”, ressalta Rizzi.

Rizzi explica que, para ingressar na Intec, a empresa deve apresentar um produto ou processo em desenvolvimento, com alguma inovação tecnológica ou aperfeiçoamento em uma das dez áreas de abrangência: Eletrônica, Metalmecânica, Tecnologia da Informação, Novos Materiais, Engenharia Biomédica, Gestão Ambiental, Design e Gestão da Tecnologia Urbana.

O caso de maior sucesso da Intec é o da Bematech. Graduada em 1993, a empresa é atualmente líder no mercado de automação comercial e conta com subsidiárias na Argentina, Estados Unidos e Taiwan.


Assessoria de Comunicação - Tecpar

Tel.: (41) 3316-3007