Guarapuava e Jacarezinho ganham seus parques tecnológicos virtuais 20/03/2013 - 13:00

O Parque Tecnológico Virtual do Paraná fixa base em mais dois importantes polos, estendendo sua área de ação para outras regiões do Estado. Depois de workshops com ótimos resultados obtidos em Cascavel, Londrina e Maringá, Guarapuava e Jacarezinho serão as próximas cidades, em eventos marcados para estas quinta e sexta-feiras.

Como ocorreu em outras praças, os debates com os setores diretamente envolvidos na ação (academia, centros de desenvolvimento tecnológico e empresas) serão dirigidos pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e pelo presidente do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, envolvidos diretamente na implantação do projeto no Paraná.

O Parque Tecnológico Virtual é um modelo de plataforma na qual os agentes interagem em um ambiente comum de gestão e inteligência competitiva. Podem participar instituições de pesquisa, parques, universidades, centros de promoção de empreendedorismo, incubadoras de qualquer município do Paraná. O parque pretende atrair e trabalhar no desenvolvimento e na fixação de empresas de base tecnológica, também de todo território paranaense.

As empresas que aderirem à plataforma se beneficiam do uso de serviços tecnológicos credenciados e são acompanhadas de perto por um parque tecnológico, uma incubadora ou um núcleo de inovação, denominadas instituições âncora.

O workshop dessa quinta-feira será em Guarapuava, devendo envolver os representantes do empresariado local, academia e políticos, quando serão discutidos os itens do projeto e os benefícios que trarão para a região.

Inauguração da Incubadora do Norte Pioneiro

Na sexta-feira a delegação se desloca para Jacarezinho, onde haverá o workshop pela manhã, no anfiteatro do PDE (antiga Fafija). Para o período da tarde está prevista a inauguração da Incubadora Tecnológica do Norte Pioneiro. Contando com a presença das autoridades locais e da região, a cerimônia está marcada para as 14h, no Tecpar Campus Jacarezinho (Rua Marciano de Barros, 700).

Na ocasião, a nova incubadora promove o workshop “Oportunidade de negócios e criatividade”, processos criativos para desenvolver a cultura do empreendedorismo e oportunidade de negócios, tendo como palestrante Armando Rasoto, professor de graduação de pós-graduação na UTFPr e que atua como consultor e coach nas áreas de Análise dinâmica, Gestão do capital de giro, Planejamento financeiro e Estratégia empresarial.

A segunda incubadora ligada ao Tecpar fica no Parque Tecnológico do Norte Pioneiro. O parque foi constituído no município e deverá ser expandido gradualmente por toda a região, com leis de incentivo à inovação e apoio das diversas instituições públicas e privadas envolvidas.

A incubadora terá seu espaço físico ocupado com a instalação do mobiliário de escritório para seis salas, mesas, cadeiras, balcão e um auditório para 80 pessoas.

No primeiro edital de arregimentação de incubadas, foram oferecidas seis vagas para empresas de base tecnológica para incubação residente e outras seis para não-residentes.