Gestão do Tecpar é reconhecida em prêmio de excelência 13/12/2012 - 10:36

Em cerimônia agitada realizada na última terça-feira (11) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) com a presença de torcidas organizadas de empresas finalistas do Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão (PPrQG), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi premiado com o Troféu Bronze.

O Prêmio promovido pelo Movimento Paraná Competitivo e pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) avalia a evolução das empresas que adotam o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) – metodologia internacional voltada para uma visão sistêmica da gestão organizacional – e reconhece as melhores práticas de gestão nas organizações do Paraná.

O Tecpar concorreu no nível mais avançado, o Nível II – Ruma a Excelência, que atinge 500 pontos e foi a única empresa pública laureada, atingindo pontuação para chegar à premiação na categoria Troféu Bronze, ao lado da Spaipa S/A Indústria Brasileira de Bebidas e da DB1 Informática.

Ao receber o prêmio, o diretor-presidente do Tecpar Júlio C. Felix destacou que a honraria representa o reconhecimento de um esforço assumido pela atual diretoria do instituto, respaldada pelo governo e pelos colaboradores, para profissionalizar a gestão melhorando os resultados empresariais e o retorno para a sociedade.

“Tenho a exata noção de que as organizações que sobrevivem no longo prazo são aquelas que respondem às demandas da sociedade antecipando seus desejos, necessidades e expectativas. Aprendi também que o caminho da qualidade é traçado e percorrido por todos os integrantes de uma organização, sem distinção de nível hierárquico ou experiência profissional. Mesmo as instituições públicas não fogem a esse compromisso, pois o contribuinte cada vez menos aceita custear estruturas improdutivas”, disse Felix, fazendo agradecimento especial ao secretário da ciência, tecnologia e ensino superior, Alípio Leal e ao Governador Beto Richa por terem acreditado na retomada no Tecpar como uma instituição referência nacional em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

MEDIDAS - O Planejamento Estratégico foi a primeira de um conjunto de iniciativas adotas nos últimos dois anos pelo Tecpar que permitiram sua recuperação econômica e institucional. A partir desse planejamento o instituto adotou o sistema de Governança Corporativa, está em processo de implantação de Gestão por Competências, e ainda, instalou uma “sala de situação” onde é possível monitorar em tempo real os indicadores de desempenho relacionados as metas de cada unidade de negócio. Essas ações foram acompanhadas por medidas de contenção de despesas de custeio, com  redução de  42% só em 2012. “O instituto deixou para trás a postura de esperar o cliente no balcão e passou a analisar o mercado identificando demandas e propondo soluções”, disse Felix.