Funcionário de instituto alemão visita Tecpar 14/10/2011 - 18:09


Na última terça-feira (11) o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu a visita do  engenheiro elétrico Dr. Guilherme Ihlenfeld, que é funcionário do Instituto alemão PTB – Physikalish-Technische Bundesanstalt e esteve representando o Ministério de Economia e Tecnologia da Alemanha. Ele é brasileiro mas está há 13 anos na Alemanha.

O objetivo da visita foi estreitar as relações do governo germânico com o Tecpar com foco no compartilhamento de tecnologias na área de energias renováveis. A Alemanha está substituindo gradativamente sua produção por energias limpas.

De acordo com Ihlenfeld, a matriz energética alemã concentra-se principalmente em usinas térmicas e também nucleares, mas segundo ele, a ideia é substituir por energia solar, eólica e advinda dos  biocombustíveis.  “A energia eólica já representa 10% do total produzido na Alemanha”, disse.

Ihlenfeld  explicou que, em breve, será assinado um convênio de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha para o melhoramento da infraestrutura na área de energias renováveis. “O governo alemão tem a intenção de expandir suas pesquisas em biocombustíveis e melhorar a infraestrutura de seus laboratórios” afirmou Ihlenfeld, explicando que está visitando vários centros de pesquisa no sul do Brasil e irá produzir um relatório.

Após reunião com a diretoria técnica, Ihlenfeld visitou os laboratórios do Centro de Energias Renováveis, conheceu as instalações da usina de biodiesel e depois fez uma apresentação sobre o governo alemão. Para o diretor técnico do Tecpar Guilherme Zemke “o contato foi proveitoso e abriu um canal de comunicação direta com o governo da Alemanha podendo futuramente culminar em acordos de cooperação técnica e transferência de tecnologia”.

A visita foi acompanhada pelo assessor técnico da diretoria técnica do Tecpar Cezar Lens, pelos representantes do Centro de Medições Industriais Maurício Giller, Humberto Torres e Gilberto Passos e pelos pesquisadores do Centro de Energias Renováveis Elisa Suchek e Bill Jorge Costa.

O Tecpar desenvolve pesquisas sobre a viabilidade da utilização de oleaginosas para a produção de biodiesel e tem dezenas de trabalhos publicados. A usina instalada no Tecpar serve de teste para produção de biodiesel em escala semi-industrial.