Ficais da Vigilância Sanitária recebem treinamento 15/06/2004 - 00:00

 

Melhorar a fiscalização em estabelecimentos e indústrias que fabricam ou manipulam medicamentos é o objetivo do curso de Validação dos Processos de Fabricação de Medicamentos, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde/ Vigilância Sanitária.

Vinte e nove fiscais das vigilâncias municipais e estaduais participam do curso, que está sendo ministrado por profissionais da BAP Consult, empresa especializada em treinamento sobre processos de fabricação de medicamentos. Os palestrantes são profissionais que tem experiência prática na área de Boas Práticas de Fabricação e validação.

Atualmente é uma exigência do Ministério da Saúde que todas as empresas que fabricam medicamentos precisam atender as exigências sobre validação, que é parte das Boas Práticas de Fabricação – BPF. De acordo com o Ministério, mas especificamente com a portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, validação quer dizer o ato documentado que atesta que qualquer procedimento, processo, equipamento, material, operação ou sistema realmente conduza aos resultados esperados.

De acordo com os fiscais existe uma carência na capacitação, o processo de validação de uma planta de produção é complexo, dispendioso e exige qualificação. "A validação é recente e não existem cursos no país", afirma a farmacêutica Simone Ribas, que é fiscal municipal. Para a farmacêutica Juliana Andrade Zoli, fiscal da vigilância de Londrina, o curso está servindo para esclarecer as principais dúvidas. "É um treinamento prático", afirma.

O curso está sendo realizado no Hotel Rockfeller, desde o dia 7, e nessa sexta-feira (11/06), no último dia do treinamento, os fiscais farão uma visita técnica às instalações da planta de produção da proteína monomérica tetânica no Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar.

 

Juh 09-06-2004 BAPcurso