Felix fala sobre Lei de Inovação na Feira Paranaense de Inovação Tecnológica 19/07/2013 - 18:16

Felix fala sobre Lei de Inovação na Inovatec
O presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi um dos convidados da Feira Paranaense de Inovação Tecnológica Regional Londrina. Felix deu explicações detalhadas sobre a Lei de Inovação do Paraná.

 Lembrou que ela foi sancionada no ano passado e regulamentada por decreto em fevereiro deste ano. Disse que sua novidade está em regulamentar as relações entre os setores público e privado no âmbito da inovação tecnológica, permitindo ao poder público que subsidie iniciativas de empresas privadas nesse sentido.


Segundo ele, nem todos os Estados têm ainda uma lei congênere, sendo que a própria Lei Federal de inovação é recente, de 2004. Também os municípios podem ter lei de inovação, mas, por ora, contam-se nos dedos os conseguiram aprovar uma. “A Lei de Inovação preenche um vácuo na área científica e cria um dispositivo legal eficiente que contribuirá para a inovação no Paraná. Era um anseio antigo da comunidade científica, finalmente concretizado”. O comentário de Júlio C. Felix reflete o pensamento de todo o universo científico paranaense, agora beneficiado diretamente com a regulamentação da lei, que teve o texto final elaborado por ele.

Félix disse que a lei foi criada para estimular o desenvolvimento tecnológico do Estado, mas sozinha não é suficiente. "Precisamos das ferramentas", afirmou. E prosseguiu dizendo que a principal estratégia pensada pelo governo é o Parque Tecnológico Virtual do Paraná, que está em implantação. Através dele, será possível atrair investimentos para o Estado com grande facilidade, porque não será necessário sequer que uma empresa esteja presente para obter benefícios e fazer trocas com entidades do Paraná.

"A sociedade paranaense tem vocação para inovar. A Lei de Inovação representa o alicerce", finalizou Júlio Félix.

A Feira de Inovação, que era realizada apenas em Curitiba, está se interiorizando. Foi realizada em maio em Cascavel e, depois de Londrina, acontecerá em Maringá (início em 24 de julho), Guarapuava (6 de agosto), Ponta Grossa (22 de agosto) e Toledo (26 de setembro).