Feira do empreendedor tem avaliação positiva 21/03/2011 - 17:10


      A participação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) na Feira do Empreendedor 2011 – Paraná foi muito positiva. A avaliação é do gerente da Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), Marcus Julius Zanon. “A feira teve muito movimento e o estande do Tecpar ficou lotado todos os dias do evento”, afirmou Zanon, comentando que além das atividades do instituto, o catálogo de patentes das instituições paranaenses, organizado pela APPI e agora disponível também em CD, foi igualmente procurado. O Tecpar mostrou na feira um método de determinação de percentual de mistura de biodiesel em óleo diesel para ser usado no controle do combustível.

     Os inventores das instituições de ensino superior que mostravam seus trabalhos no estande do Tecpar também comemoraram. “Tivemos a visita de muitos empresários e pessoas interessadas em abrir um novo negócio querendo conhecer as patentes em exposição, como a da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): um sistema de impressão em braille. O objetivo de mostrar as tecnologias desenvolvidas por universidades paranaenses foi atingido”, afirmou Zanon.

    A primeira tecnologia patenteada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), um motor supercondutor capaz de obter maior eficiência na transformação de energia elétrica em mecânica, com a vantagem de não emitir resíduos poluentes, também foi uma das mais procuradas.

    O evento de empreendedorismo é considerado o maior do gênero no Paraná e aconteceu entre os dias 17 e 20 de março, em Curitiba, no Expo Unimed. A promoção é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e patrocínio do Banco do Brasil.