Experiência do Tecpar em tecnologia e inovação atrai visitantes de universidade argentina 19/06/2012 - 15:40


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu, nesta segunda-feira (18) pela manhã, a visita de dois representantes da Universidad Nacional de Santiago del Estero, da Argentina.

A universidade, que fica na região norte do país, pretende montar uma incubadora para apoiar projetos dos alunos de inovação tecnológica, especialmente em áreas de interesse da região, como agroalimentos, energias renováveis e madeira. 

“Sabemos que o Tecpar é um modelo em Curitiba no que se refere à inovação tecnológica e por isso nos interessou conhecer como o trabalho é realizado, para que, no futuro, possa se estabelecer um convênio no sentido de capacitar nossa equipe ou uma transferência do modelo organizacional do Tecpar”, explicou a reitora da universidade, Natindad Nassif.

Ela esteve no Tecpar acompanhada do responsável pelos cursos de ciências exatas e tecnologia da universidade, Héctor Rubén Paz, e pelo vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Rinaldo Bernardelli Junior, que está organizando o roteiro de visitas no estado a polos tecnológicos, universidades e incubadoras.

No Tecpar eles foram recebidos pelo diretor de tecnologia e inovação Guilherme Zemke, visitaram os laboratórios do Centro de Análises e Ensaios Tecnológicos e a usina experimental de biodiesel do instituto e retornaram para reunião com o diretor-presidente Júlio C. Felix.

Felix manifestou-se favorável a apoiar a universidade argentina em seu projeto de constituir uma incubadora. “Nós temos aqui a experiência da Intec - uma das primeiras incubadoras do país com vários casos de sucesso – e temos também o Tecpar Educação, que podem ser pontos de referência para uma aproximação futura entre as partes”, comentou Felix.