Ex-diretor do Tecpar visita o instituto 25/07/2011 - 16:50


     O pesquisador e engenheiro químico Dinor Olegário Voss, ex-diretor-presidente do Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas (IBPT) e do Tecpar, que permaneceu doze anos à frente das instituições, esteve na sede do instituto nesta segunda-feira (25), atendendo a convite para gravar depoimento para o projeto chamado “Memória Tecpar”. “É preciso continuar lutando firme”, disse o ex-diretor durante a visita, comentando que veio dar a sua contribuição.

Foi na sua gestão que o instituto teve seu status jurídico mudado, de autarquia para empresa pública,  e alcançou importantes conquistas, como a implantação, em 1971, da produção em grande escala da vacina antirrábica de uso veterinário para atender à campanha nacional de profilaxia da raiva, alcançando logo depois a condição de fornecedor exclusivo da vacina ao Ministério da Saúde.

Outro destaque obtido durante a gestão de Dinor Voss, além da intensificação da prestação de serviços ao empresariado, foi a criação do Centro de Tecnologia Industrial (CTI) na Cidade Industrial de Curitiba, sede do Tecpar hoje. O centro foi construído com recursos próprios do Tecpar e ampliou suas áreas de atuação para metalmecânica e eletroeletrônica. Por meio da cooperação internacional Brasil-Japão, o centro recebeu equipamentos e técnicos japoneses que treinaram os funcionários do instituto.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, afirmou que foi muito bom revê-lo. “Entrei no instituto na sua gestão, e ele é uma referência muito importante para a instituição. É preciso deixar sua contribuição gravada”, disse.