Evento em Curitiba fecha o ciclo de implantação do Parque Tecnológico Virtual 04/04/2013 - 15:37

Um workshop realizado em Curitiba na última terça-feira (02) selou a implantação do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV), programa do governo estadual que vai ligar todo o Estado a uma grande plataforma que reúne todos os ativos tecnológicos – desde incubadoras e parques já existentes a instituições de pesquisa e desenvolvimento com empresas de base tecnológica para impulsionar o desenvolvimento.

Fazer a ponte entre oferta de conhecimento e demanda por produtos e serviços inovadores é a principal razão para criação do PTV, que vai facilitar o contato entre pesquisadores universitários e as empresas, especialmente as micro e pequenas, que não dispõe de estrutura e recursos para competir com as grandes.

Depois de eventos em Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Jacarezinho e Ponta Grossa, o sétimo workshop da programação foi realizado na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), justamente para mostrar que as instituições de ensino superior do Estado estão participando diretamente do programa para empresas e empreendedores.

O portal do Parque Tecnológico Virtual deverá entrar em operação até o fim do primeiro semestre. “Num ambiente de inovação, o parque congrega equipamentos, empresas e ações de governo para obtermos avanços tecnológicos e podermos colocar isso a serviço da sociedade”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. Segundo ele, um desenvolvimento que deve ter foco na sustentabilidade e na criação de processos mais estáveis e produtos mais eficazes.

O encontro curitibano fecha, então, um ciclo iniciado há um mês, que passou pelas sete universidades públicas estaduais do Paraná. Em cada uma delas está sendo desenvolvido um polo de desenvolvimento, além de estarem sendo reforçados os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) já existentes, uma vez que as instituições de ensino superior serão responsáveis pela coordenação regional do PTV.

Júlio C. Félix, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), explica que a governança do PTV será dividida entre a academia, o setor produtivo e o governo estadual. E vai garantir apoio, consultoria, acesso ao crédito e à informação para micro e pequenas empresas. O Tecpar, empresa vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é o responsável pela implantação do Parque Tecnológico Virtual.

De acordo com Felix, o Parque Tecnológico Virtual de certa forma complementa outro programa do governo do Paraná para atração de investimentos: o Paraná Competitivo, programa que oferece incentivos a novos investimentos e à ampliação de empresas já instaladas no Paraná. Já o PTV cria uma base estruturada para a captação de investimentos de empresas de base tecnológica, especialmente. Por meio dele, as micros e pequenas empresas também terão acesso a recursos das agências de fomento e desenvolvimento do Paraná e a editais de outras instituições.